Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

SP Sem Passado: Ensino de História e Currículo


Fórum “SP Sem Passado: Ensino de História e Currículo”
 
Carta Aberta

São Paulo, 16 de Março de 2013.

Recentemente, através das Resoluções nº 81 de 16/12/2011 e nº 2 de 18/01/2013, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo retirou o ensino de História (além de Geografia e Ciências Físicas e Biológicas) dos 1º, 2º e 3º anos da Matriz Curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental e reduziu a presença da disciplina de História a 5% da carga horária no 4º e 5º anos, restando apenas 100 horas de estudo de História numa carga total de 5.000 horas de estudos para as crianças entre 6 e 10 anos de idade.

Soma-se a esse sequestro cognitivo, a proposta curricular São Paulo Faz Escola, criada em 2007 e ainda mantida pela atual gestão do governo do estado, com seus fascículos apostilados voltados aos anos finais do Ensino Fundamental e Médio, denominados Caderno do Professor e Caderno do Aluno, que padronizam práticas, engessam a autonomia e a criatividade dos professores, objetivando o estreito propósito de treinar jovens para obter melhores notas nos sistemas padronizados de avaliação como SARESP, Prova Brasil e ENEM.

Diante desse fato, a ANPUH-SP e ANPUH-Brasil, através de seus GTs de Ensino de História e Educação, promoveram, no dia 16 de março do corrente ano, o Fórum SP Sem Passado: Ensino de História e Currículo no auditório da Faculdade de Educação da USP, que contou com cerca de 120 participantes, entre professores do Ensino Fundamental e Médio, estudantes de História e Pedagogia, além de professores e pesquisadores de ensino de História da FEUSP, FFLCH-USP, UNIFESP, UNESP, PUC-SP, UNICAMP, UNINOVE e FIG.

Durante o evento, foi ressaltada a defesa da escola pública e destacou-se a importância do ensino de História na formação de crianças, jovens e adultos, pelas possibilidades de ampliação do conhecimento do mundo historicamente constituído, compreensão das temporalidades históricas, reflexão crítica sobre ações, acontecimentos e processos de transformação, e formação humanística. Da mesma forma, foi expressa  uma legítima preocupação diante da ausência do ensino de História para crianças, adolescentes e adultos, que serão educados (ou deseducados) na ignorância do passado, resultando numa bomba de lesa-conhecimento.

Além disso, a proposta indica de forma absolutamente equivocada, que disciplinas como História, Geografia e Ciências não contribuem para o processo de alfabetização e letramento das crianças. Cria-se uma artificial e inverídica oposição entre esses conhecimentos, como se o ensino dessas disciplinas fosse incompatível com Língua Portuguesa e Matemática, negando todas as discussões teóricas e as práticas bem sucedidas, acerca da interdisciplinaridade, e as potencialidades que trabalhos dessa natureza representam para o processo de aquisição da leitura e da escrita. Assim, ao invés de aprofundar a formação dos professores quanto ao conhecimento da especificidade dessas disciplinas escolares visando ampliar as possibilidades de trabalhos que assegurem formas significativas de aprendizagem para os alunos, a SEE/SP prefere promover a subtração de disciplinas básicas do currículo, restringindo o conhecimento de uma expressiva parcela das crianças paulistas, aviltando, inclusive, a formação do professor.

Se, como disse o poeta Décio Pignatari, “na geleia geral brasileira (e paulista), alguém tem de fazer o papel de medula e de osso”, a ANPUH, mais uma vez não se furta a esse papel e, assim como nas décadas de 1970 e 1980 em que se insurgiu contra a implementação de Estudos Sociais, agora se posiciona contra as propostas curriculares que desqualificam e extirpam História, Geografia e Ciências da formação das crianças paulistas. Sabemos que essas práticas que retiram a História e promovem a amnésia social, promovem também o apagamento e o silenciamento do passado ao deliberadamente ignorar o debate acumulado sobre a História escolar das últimas décadas, bem como as pesquisas nesse campo, instituindo um ensin o excludente que priva a parte mais sensível da população, as crianças em formação, do conhecimento histórico.
 
 
 
GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-SP
GT de Ensino de História e Educação da ANPUH-Brasil

quinta-feira, 21 de março de 2013

II CONGRESSO LUSÓFONO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Imperdível SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 2013
Educação e (des)colonialidades dos saberes, práticas e poderes.
Cuiabá, UFMT: 9-13 de setembro de 2013.

Honoris causa: Boaventura de Souza Santos (presença confirmada)
Premiação: Artemis Torres e Cacique Damião (Xavante)

** II CONGRESSO LUSÓFONO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL **
E mais um monte de coisas legais!

http://semiedu2013.blogspot.com.br/

I Encontro de História da Educação e Religião (30/04/2013 - 30/04/2013)

local do evento: 

O I Encontro de História da Educação e Religião é o primeiro evento promovido pelo Grupo de Estudos História da Educação e Religião, Geher, fundado em 2008, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O Geher reúne pesquisadores, sobretudo das áreas de História e de Educação, interessados na interface entre os temas da educação e da religião, em diferentes períodos históricos. Para esse primeiro evento, o Geher se propôs a apresentar os resultados das pesquisas de alguns dos membros do grupo. Essas pesquisas, ora ocupadas com as ideias de autores que privilegiaram o tema da educação em suas obras, ora centralizadas no estudo de instituições religiosas marcadamente relacionadas à práticas educativas, podem ser unidas em torno de um mesmo eixo comum: a proposição de modelos de formação humana. Desse modo, todas as comunicações, em alguma medida, exploram esses possíveis modelos para a formação dos homens. 

mais informações: 
http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/eventos/detalhado.asp?num=1359


quarta-feira, 20 de março de 2013

ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização


Prezados (as), 

Temos a satisfação de informar que está disponível o site institucional da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização: www.abalf.com.br

Nele, estão disponíveis informações iniciais sobre a Associação e sobre os dois eventos que a ABAlf promove:  I CONBAlf - Congresso Brasileiro de Alfabetização e II SIHELE- Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita.

Solicitamos, se possível, a divulgação desta mensagem os associados. 

Cordialmente,

Diretoria da ABAlf - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO 
UNESP - Universidade Estadual Paulista
Faculdade de Filosofia e Ciências 
Campus de Marília 
Av. Hygino Muzzi Filho, 737
Mirante 
17.525-900 - Marília - SP - Brasil
+55 14 3402-1327 R. 1503; 

segunda-feira, 18 de março de 2013

Apoio Mulheres Agrocológicas no CATARSE


PRAZO: Até 22/04

AJUDE A AMA A COMPRAR UMA KOMBI

A AMA (Associação de Mulheres Agroecológicas) busca produzir alimentos orgânicos saudáveis, ambientalmente responsáveis e acessíveis para todos e todas. Porém, enfrenta grandes desafios para levar a produção orgânica até as feiras locais e regionais, pois não contam com um meio de transporte próprio minimamente adequado. A AMA solicita seu apoio para levantar fundos necessários à compra de uma perua kombi que possibilite a participação das mulheres em feiras locais. Seu apoio é fundamental para fomentar a agricultura familiar agroecológica!

COMO AJUDAR?
Colocamos um vídeo explicando a situação das mulheres da AMA no CATARSE. O Catarse é um site que divulga projetos e viabiliza doações em dinheiro para eles. A AMA precisa de 8 mil reais para a compra de uma Kombi que servirá para que o grupo possa comercializar os alimentos que cultivam. Você pode optar por apoiar com qualquer valor a partir de R$ 10 reais. Se até o prazo escolhido o valor for atingido a AMA receberá o dinheiro e comprará a Kombi. Senão, todo mundo que contribuiu recebe o dinheiro de volta.

MOTIVOS PARA AJUDAR:
- A doação irá fortalecer o coletivo e a autonomia das mulheres no assentamento;
- A renda para o campo possibilita maior sustentabilidade e garante que os agricultores permaneçam no campo produzindo alimentos saudáveis;
- Ajuda mútua: enquanto as pessoas doam dinheiro para elas comprarem uma kombi, elas devolvem para a sociedade alimentos saudáveis e acessíveis além de cuidarem do meio ambiente!!

PRAZO: Até 22/04

sexta-feira, 15 de março de 2013

Livro Grafias do Espaço: imagens da educação geográfica contemporânea

Grafias do Espaço: imagens da educação geográfica contemporânea

Valéria Cazetta e Wenceslao Machado de Oliveira Junior (orgs.)

Editora Alínea
Este livro é resultado das atividades da rede de pesquisadores brasileiros que têm alinhavado suas preocupações investigativas em torno da tríade cultura-imagem-educação geográfica. Os textos aqui apresentados são fruto de trajetórias que - reunidas no decorrer da realização do II Colóquio Internacional A educação pelas imagens e suas geografias - tomaram existência narrada naquele momento e, agora, ganharam existência textual por meio de seus autores/pesquisadores nacionais e estrangeiros – reunidos no referido evento com a finalidade de ampliar as reflexões acerca da educação pelas imagens e os pensamentos espaciais sugeridos por elas.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Educomunicação e Midialogia


Prezada associada, prezado associado da ALB,

Temos a boa notícia de que a Associação de Leitura do Brasil e o Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL, firmaram um contrato de convênio educacional que permite aos associados da ALB , com a anuidade 2013 paga,  ter 10% (dez por cento) de desconto  nas parcelas pagas até o dia do vencimento do boleto bancário, nos cursos da UNISAL, respeitando-se o limite e disponibilidade de vagas destes cursos. O desconto de 10% será concedido se houver pelo menos 5 (cinco) associados da ALB matriculados nos cursos previstos no contrato/convênio firmado.
Caso você não seja associado da ALB, acesse: http://alb.com.br/associe-se
A iniciativa desse acordo acadêmico foi motivada pela parceria firmada pelo  oferecimento de um curso de pós-graduação lato-sensu (especialização) em Educomunicação e Midialogia, com 380 horas/aula, tema relevante e que faz parte do pauta de trabalho da ALB. O curso resulta da parceria entre Correio Escola Multimídia, projeto educacional do Grupo RAC-Campinas, com o Centro Universitário Salesiano (Unisal). O objetivo é formar especialistas em mídia e educação, com a possibilidade de trabalhos em escolas, universidades, empresas de mídia e departamentos de comunicação. Possibilita também ao profissional o desenvolvimento de habilidades para a leitura crítica dos meios de comunicação e a realização de projetos e produções nas áreas impressa, audiovisual e digital. Essa pós-graduação é uma das poucas na área no Brasil. As inscrições estão abertas pelos sites: www.unisal.br   e www.correioescola.com.br  . As aulas começam em março, no campus São José, Campinas (SP).
Além desse curso, o convênio entre ALB e UNISAL prevê o desconto de 10% para os associados em dia da ALB também na realização de:
Cursos Técnicos

1.     Técnico em Administração;
2.     Técnico em Logística;
3.     Técnico em Meio Ambiente;
4.     Técnico em Segurança do Trabalho;
5.     Técnico em Informática;
6.     Técnico em Redes de Computadores;
Cursos de Graduação
7.     Tecnologia em Sistemas Automotivos – noturno;
8.     Tecnologia em Automação Industrial – matutino e noturno;
9.     Tecnologia em Recursos Humanos  – matutino e noturno;
10.  Tecnologia em Logística – matutino e noturno;
11.  Tecnologia em Marketing – matutino e noturno;
12.  Engenharia de Computação – matutino e noturno;
13.  Engenharia Mecânica – matutino;
Pós-Graduação – todos.

Um abraço cordial.
Diretoria da ALB
Biênio 2012-2014

terça-feira, 12 de março de 2013

Museu Pedagógico




De 28 a 30 de agosto de 2013, será realizado, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista, o X Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, com o tema “Produção do conhecimento no limiar do século XXI: tendências e conflitos”. As inscrições para participação como ouvinte e para submissão de trabalhos já estão abertas e são realizadas exclusivamente pela internet, com o artigo enviado no ato do preenchimento do formulário, devidamente identificado.
Os trabalhos, resultantes de estudos e pesquisas, deverão ser submetidos, até 8 de abril, aos Colóquios Temáticos que compõem a programação. Entre eles, está o colóquio temático “Memória, formação e expressão na relação entre consumo e produção em cinema e audiovisual”, coordenado pelas professoras Milene de Cássia Silveira Gusmão (Uesb) e Rosália Maria Duarte (PUC-Rio), líderes do Grupo de Pesquisa em Cinema e Audiovisual: memória e processos de formação cultural e integrantes da Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual (Rede Kino).
A proposição objetiva reunir trabalhos que reflitam acerca de aprendizados, práticas e trajetórias que tenham referência em processos de produção, difusão e consumo audioimagéticos. Nesse sentido, pretende incorporar trabalhos de investigação acerca da formação do audiovisual em escolas, organizações não governamentais, bem como processos mais específicos de formação, a exemplo dos que informam as práticas de cinefilia, além de estudos sobre ambiências de difusão como cineclubes, mostras e festivais, entre outros espaços de circulação fílmica. Integrando a programação ocorrerá a mesa temática “Cinema e Audiovisual: memória, formação e processos criativos”, com a participação de pesquisadores da área.
Em breve, serão divulgados mais detalhes sobre a programação. Para mais informações sobre o X Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, bem como para as inscrições nos colóquios temáticos, acesse http://www.uesb.br/eventos/coloquiomuseupedagogico/

segunda-feira, 11 de março de 2013

VII Simpósio Internacional "O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente"


Prezados/as colegas:


Temos a grata satisfação de informar que estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos no 
VII Simpósio Internacional "O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente".

O prazo para submissão de trabalhos encerra-se em 22 de março/2013.
Informamos, ainda, que o VII Simpósio Internacional realizar-se-á no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (Minas Gerais), no período de 19 a 21 de junho de 2013.
Por favor, contribuam com a divulgação.
Para informações complementares acessem nosso sítio, disponível no endereço:
Atenciosamente,

Maria Vieira Silva
p/ Comissão Organizadora

sexta-feira, 8 de março de 2013

Congresso Internacional Coleções Literárias: textos/imagens


Será realizado de 5-7 de junho de 2013 o Congresso Internacional Coleções Literárias: textos/imagens, na Univ. Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.s.
Os principais temas do evento são:

Movimentos e translações nas artes

Anacronismos, montagens

Arquivos, coleções literárias

Sobrevivência das imagens

Além dos professores convidados, será aceito um número limitado de comunicações.
A proposta temática e todas as informações relativas ao evento já estão disponíveis no site:

As inscrições com apresentação de trabalho vão até o dia 08/04 e não será cobrada taxa de inscrição.
As inscrições como ouvinte vão até o dia 04/06.

quarta-feira, 6 de março de 2013

III Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura

Estão abertas até 18 de março as inscrições de comunicações para um dos simpósios aprovados para o III Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura, em maio de 2013 na Unesp de Assis. Convidamos a todos a submeterem resumos de comunicações para nosso simpósio:
O FANTÁSTICO DE EXPRESSÃO FRANCESA: MANIFESTAÇÕES INTRA, INTER E EXTRATEXTO
Maria Cláudia Rodrigues Alves (UNESP/IBILCE);
Glória Carneiro do Amaral (UPM/USP);
Renata Philippov (UNIFESP).
E-Mail para envio de resumos: maria.claudiarodrigues@hotmail.com
RESUMO: Animais e entidades fantásticos, demônios, aparições, há muito povoam a fantasia humana. Do Egito à Grécia Antigas, de Roma à mentalidade europeia medieval, criaturas insólitas sempre habitaram a literatura, as artes, o folclore, mitos e religiões. No entanto, embora a presença de tais entidades possa ser traçada enquanto fontes possíveis para o fantástico enquanto tradição literária, é para o gótico europeu do final do século XVIII que se deve voltar o olhar, com O Castelo de Otranto e Frankenstein, por exemplo, para se estudar o fantástico enquanto gênero literário. Ao ser abraçado pela literatura europeia, num primeiro momento, para depois cruzar o Atlântico, o gênero atravessa o século XIX e adentra o XX e XXI, de forma cada vez mais híbrida, tecendo diálogos intertextuais, intermidiáticos e interartes. Assim, dada a pluralidade de perspectivas e tendências dentro do gênero fantástico, justifica-se a presente proposta de simpósio, com um recorte preciso: “O Fantástico de expressão francesa: manifestações intra, inter e extratexto”. O simpósio será aberto aos interessados que queiram apresentar trabalhos voltados para manifestações intertextuais, intratextuais e/ou verbo-visuais diversificadas e centradas em textos que se inserem numa perspectiva do fantástico, quer seja em sua definição tradicional, tal como discutida por Vax (1974), Todorov (1975), Malrieu (1992), Furtado (1980) e Ceserani (2004), dentre tantos outros estudiosos, quer em suas novas vertentes e tendências teóricas, que contemplam aspectos contemporâneos. Portanto, serão aceitos trabalhos que dialoguem com o fantástico de expressão francesa - mesmo que centrados em textos de outros idiomas - em suas múltiplas possibilidades.

Regional SHARP Conference



Society for the History of Authorship, Reading and Publishing





Regional SHARP Conference
Rio de Janeiro 2013

CHAMADA DE TRABALHOS


Convidamos os estudiosos dedicados à história da leitura, da autoria e da edição de textos a enviarem propostas para participar do I Encontro Regional Latino-Americano da SHARP, no Rio de Janeiro, que terá como tema “A cidade das letras: leituras e identidades na América Latina”. O encontro terá lugar na Universidade Federal Fluminense, de 5 a 8 de novembro de 2013.

As mesas redondas serão estruturadas em torno dos seguintes temas:

1. Leitura de imagens e a arte da ilustração
2. Novas práticas de leitura nas sociedades midiáticas
3. Imagens da nação e identidades na América Latina
4. Livros para crianças e educação
5. Escrita e leitura nas cidades
6. Intercâmbios culturais e as representações do “outro”
7. Edição e circulação de periódicos
8. Edição e circulação de livros
9. Os lugares da leitura: bibliotecas e gabinetes
10. Entre a difusão e a conservação: políticas públicas para os livros e a leitura
11. A oralidade e as letras nas práticas culturais latino-americanas
12. Bibliomania, bibliofilia
13. Livros de ciência, divulgação científica
14. Cultura do manuscrito
15. Materialidade dos livros
16. Tradução e mediação cultural
17. Manuais escolares
18. Propriedade artística e intelectual


As propostas deverão ser inscritas entre 1º. e 30 de abril de 2013, através do site do evento que será divulgado em breve.

As propostas individuais deverão conter o título da comunicação, o nome completo do autor, um resumo de 10 a 15 linhas e um curriculum abreviado.
As propostas de mesa-redonda devem conter o título da mesa, o nome do coordenador, um resumo do conteúdo da mesa, o curriculum abreviado do coordenador e o título, nome, resumo e breve curriculum de cada um dos expositores, sendo no mínimo três e no máximo quatro. O coordenador poderá acumular a função de coordenador com a de expositor, desde que se mantenha inalterado o número de quatro expositores por mesa.
As respostas da Comissão Organizadora serão enviadas aos proponentes até 30 de junho de 2013. O limite de trabalhos aceitos é de 120.

O pagamento das inscrições será feito a partir do mês de julho por meio do sistema PayPal. Até 30 de agosto, a taxa de inscrição será de U$ 120. Estudantes terão 30% de desconto e associados da SHARP 15%. Não será oferecido o almoço para os participantes.
A Comissão Organizadora fará circular orientações práticas, de hospedagem, transporte, alimentação e passeios turísticos.

Cordialmente,

Comitê Executivo da SHARP Rio 2013

Nelson Schapochnik (Presidente) – Universidade de São Paulo

Aníbal Bragança – Universidade Federal Fluminense
Eliana de Freitas Dutra – Universidade Federal de Minas Gerais
Gabriela Pellegrino Soares – Universidade de São Paulo
Giselle Martins Venâncio – Universidade Federal Fluminense
Gustavo Sorá – Universidad Nacional de Córdoba
Márcio Gonçalves - Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Marisa Midori Deaecto – Universidade de São Paulo
Tânia Bessone – Universidade Estadual do Rio de Janeiro


Para nos contatar, escreva para secretariasharprio@gmail.com

segunda-feira, 4 de março de 2013

VI Seminário Fala outra escola



Caros Amigos,
Informamos, com imensa satisfação, que as inscrições para o VI Seminário Fala Outra Escola - Diálogo e Conflito: por uma escuta alteritária - encontram-se abertas.
Todas as informações estão no site http://www.fe.unicamp.br/falaoutraescola/
O bacana deste seminário é que ele oferece espaço para que os professores de Educação Básica relatem suas experiências educativas e compartilhem com outros colegas o que vêm fazendo / pensando na escola. Vejam lá na modalidade DIÁLOGOS.
Pedimos que nos ajudem com a divulgação, estendendo o convite aos educadores que conhecem e que fazem parte das suas listas de contatos. O Fala é um evento aberto ao público e quanto mais o divulgarmos, maior a amplitude dos diálogos que se estabelecem na conquista de uma Escola Outra.
Abraços agradecidos,
Luciana Haddad Ferreira (Nana)
Comissão Organizadora