quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PUC-Campinas lança curso de jornalismo literário

Extensão universitária terá início em setembro; inscrições estão abertas!

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas está com inscrições abertas para o curso de extensão “Jornalismo Literário: Perfis, Biografias e Narrativas de Viagem”. Aberto a quem está cursando ou já concluiu o Ensino Superior, o curso vai oferecer aos alunos conhecimentos sobre o processo de produção de textos nesses três gêneros, tendo como enfoque a humanização e textos com recursos literários, mas fiéis à apuração jornalística.
O curso é indicado não só a profissionais e estudantes das áreas de jornalismo e de letras, mas também a quem gosta de escrever e quer adquirir novos conhecimentos na área. Também serão debatidos temas como a necessidade de humanização de reportagens, além do processo de produção de livros. Particularmente sobre biografia, serão abordados também temas referentes ao uso de materiais históricos e problemas legais que possam advir da publicação desse tipo de livro.
“As biografias, os perfis e as narrativas de viagens são três gêneros em expansão no Brasil. Hoje, praticamente todos os jornais impressos têm espaço, ao menos semanal, para a publicação de um perfil. Além disso, no último ano, no mínimo uma biografia esteve na lista dos livros mais vendidos no País em todas as semanas”, diz Fabiano Ormaneze, professor responsável pelo curso.
De acordo com Ormaneze, o curso também é uma oportunidade para pessoas interessadas em escrever suas experiências ou registrar, em livro ou em sites, a história de famílias, comunidades, igrejas, bairros ou ainda narrar suas viagens. “Durante o curso, vamos discutir as principais fontes de pesquisa, a condução das entrevistas e o processo de escrita e revisão do texto”, diz o professor. Outro público de interesse do curso são as pessoas que querem conhecer mais sobre o jornalismo literário, método e filosofia de trabalho que se baseia na integração entre a abordagem jornalística de qualidade e o texto autoral, com estilo e recursos próprios da literatura, como a utilização de metáforas, narrações, descrições e reprodução de diálogos.
O curso terá 20 horas/aula, ministradas durante quatro sábados consecutivos, a partir do dia 23 de setembro, sempre das 8h às 12h25.
A inscrição pode ser feita pelo link: http://www.puc-campinas.edu.br/extensao/curso/detalhe.asp?id=235970&aass=20101. O investimento é de duas parcelas de R$ 217,00.
Mais informações pelo site: jornal.clc@puc-campinas.edu.br.
Docente Fabiano Ormaneze é jornalista pela PUC-Campinas, autor do livro-reportagem “Vidas Partidas: Histórias de Luto Materno” (Editora Akademika) e especialista em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL). Desde 2008, é professor da PUC-Campinas, onde ministra disciplinas como Jornalismo Literário, Estética da Comunicação e Semiologia. Tem experiência na área de produção de perfis, edição de livros, jornalismo impresso e assessoria de imprensa.

Nenhum comentário: