sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Casa de Cultura Mario Quintana

CASA DE CULTURA - A Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Site: http://www.ccmq.com.br/ccmq.php e-mail: ccmq@ccmq.com.br
End.: Rua dos Andradas, 736, cep: 90020-004  - Bairro Centro Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Tel: (51) 3221-7147
Horário de funcionamento: Segundas das 14h às 21h: De terças a sextas das 9h às 21h
Sábados e domingos das 12h às 21h


   A história da Casa de Cultura Mario Quintana tem início em julho de 1980, com a compra do antigo prédio do Hotel Majestic, pelo Banrisul, no governo de Amaral de Souza. O negócio foi feito para que o governo do Estado pudesse comprá-lo, já que o poder público não dispunha de recursos suficientes para cobrir o valor real.
   Em 29 de dezembro de 1982, o governo do Estado adquiriu o Majestic do Banrisul e, um ano mais tarde, o prédio foi arrolado como patrimônio histórico, tendo início, a partir de então, sua transformação em Casa de Cultura. No mesmo ano, através da lei 7803 de 8 de julho, recebeu a denominação de Mario Quintana, passando a fazer parte da então Subsecretaria de Cultura do Estado.
    Os espaços tradicionais da Casa de Cultura Mario Quintana estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados à cultura. Eles homenageiam grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul: Galeria Augusto Meyer, Complexo Bruno Kiefer, Teatro Bruno Kiefer, Sala Eduardo Hirtz, Biblioteca Érico Verissimo, Espaço João Fahrion, Auditório Luís Cosme, Discoteca Nato Henn, Sala Paulo Amorin, Espaço Romeu Grimaldi, Espaço Vasco Prado, Biblioteca Armando Albuquerque, Teatro Carlos Carvalho, Espaço Elis Regina, Espaço Fernando Corona, Biblioteca Lucília Minssen, Espaço Maurício Rosemblatt, Sala Norberto Lubisco, Sala Radamés Gnattali, Galeria Sotero Cosme, Galeria Xico Stockinger.
   Caminhando do centro para a praia, pela mesma Rua da Praia, a rota dos artistas passa por mais pousadas, como o Memorial e o Santander Cultural, ainda jovens na sua essência, habitando velhos prédios novos de fachada, como os da Casa de Cultura, agora de roupa nova e lavada.

Nenhum comentário: