Período de Aulas: 29/10/2011 a 05/11/2011 - Sábados, das 8h às 17h.
Introdução A partir das avaliações nacionais e internacionais como Inep/Mec, Pisa, entre outras, acerca do rendimento escolar, da comprovação da importância do desenvolvimento de habilidades específicas para o desenvolvimento da leitura e escrita e da experiência vivenciada na prática docente, o presente projeto se justifica pela necessidade em estabelecer ações e ferramentas de caráter interdisciplinar, na instituição escolar, visando uma melhora no rendimento acadêmico dos alunos.
Objetivo Instrumentalizar profissionais atuantes na área da educação, docentes e licenciandos para que possam desenvolver e aplicar estratégias necessárias à apropriação da leitura e escrita competente pelos educandos por meio da estimulação da linguagem a partir da ampliação do universo de conhecimento; funções mentais superiores como atenção, percepção, memória; consciência fonológica; consciência sintática; práticas voltadas para o letramento; habilidades do processamento auditivo; entre outras.
Matrícula até 21/10/2011Investimento R$ 175,00 a ser pago no ato da matrícula.
Para maiores informações: Nancy Guimarães: nancyg@puc-rio.br Tel.: 21 3527-2048
Metodologia O curso está dividido em três etapas, que são desenvolvidas em quatro módulos seqüenciais. Inicialmente será abordado o processo de aquisição de leitura e escrita priorizando o aspecto da interdisciplinariedade com o objetivo de entender as dificuldades que podem ocorrer durante este processo. Também veremos o impacto que estas dificuldades podem determinar na distorção série por idade e na evasão escolar, o que repercute na manutenção dessas dificuldades por toda a vida acadêmica do aluno.
A segunda parte terá como objetivo discutir com os participantes as dificuldades mais encontradas pelos alunos, restringindo-as ao tema leitura e escrita, focalizando prioritariamente as dificuldades de leitura, interpretação e produção de textos.
Na terceira e última parte serão discutidas algumas sugestões e estratégias que os docentes poderão aplicar em sala de aula. Estas abordagens serão desenvolvidas por meio de oficinas com o grupo de professores e terá como objetivo o melhor aproveitamento com a participação do grupo."Ao se privilegiar na Educação a existência de um modelo prévio de ensino, quem sofre as conseqüências é o aluno, que passa a ser encarado como único responsável por seus problemas quando, na verdade, deveria estar sendo privilegiado pelo sistema educacional, com um ensino mais direcionado para as suas necessidades específicas..." Thompson, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário