terça-feira, 15 de maio de 2012

18o COLE - Inscrições para minicursos estão abertas

Abriram-se hoje, dia 14 de maio, as inscrições para realizar um dos 30 minicursos que serão oferecidos no último dia do 18o Congresso de Leitura do Brasil.
Todos os inscritos, como ouvintes ou com apresentação de trabalhos, poderão se inscrever em um dos minicursos. As vagas são limitadas.
Caso você ainda não tenha se inscrito no 18o Cole, acesse a página: http://www.18cole.com.br/inscricoes.php
Segue abaixo a lista dos minicursos, cujos resumos estão divulgados em:  
http://www.18cole.com.br/minicursos_resumos.pdf


20 de julho das 9 às 12h

Sem sentido do mundo, portanto, com todos os sentidos, ciência e arte
Antonio Miguel (FE/Unicamp)

O processo de escrita nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
Joyce Furlan e Lia Marocci (USF)

O Ensino da Escrita na Universidade: A Difícil Arte de Levar o Aluno a Produzir um Texto para Chamar de seu
Marinalva Vieira Barbosa (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
Sulemi Fabiano Campos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Coordenação pedagógica e formação de professores no cotidiano da escola: novos desafios? Adriana Stella Pierini
Heloísa Helena Dias Martins Proença
Márcia Alexandra Leardine
Maria Natalina Oliveira Farias
Cláudia Roberta Ferreira
Patrícia Regina Infanger Campos
(GEPEC/FE/Unicamp)

Formação estética e constituição da profissionalidade: pensar e sentir a docência
Luciana Haddad Ferreira (GEPEC/FE/Unicamp)

Fragmentos de memória e educação: leituras de documentos em rede e ensino de história
Maria Carolina Bovério Galzerani (FE/Unicamp)
Adriana Carvalho Koyama (doutoranda do GEPEC/FE/Unicamp)

A Ciência em Blogs de Divulgação Científica: leituras das mídias e leituras do universo acadêmico
Marcia Reami Pechula (Unesp. Instituto de Biociências. Rio Claro)

Ler em Língua Estrangeira não é traduzir: leitura e subjetividade
Elzira Yoko Uyeno (Unitau)
Carla Maria dos Santos Ferraz Orrú (Unicamp)

Ensino de História e Cultura Indígena (Lei 11.645): o quê, onde e como?
Wilmar da Rocha D' Angelis (Unicamp e Ong Kamuri)

Jogos infantis na perspectiva histórica
Lila Cristina Guimarães Vanzella (FACEG)

O Ensino de Matemática na Infância
Elaine Sampaio Araújo (FFCLRP-USP/GEPAPe)

Experimentação do texto-oral na relação com um corpo em performance
Juliana Bom-Tempo (Olho/FE/Unicamp)
Valeria N. Valenzuela (Profesora de Expresión y Lenguaje Corporal formada en el Instituto Superior de Formación Artística- Buenos Aires)

Outros gritos e choros ouvidos pela universidade. Conhecendo a infância brasileira pequenininha de 0 a 3 anos.
Ana Paula Soares Silva (FFCLRP/USP- Ribeirão Preto)

Histórias sem Fim
Maria Lucia Neves (Arte-educadora e contadora de histórias - Campinas)

O Jornal e a Prática de Leitura
Fabiano Correa da Silva (Instituição de Ensino São Francisco)
Maria Jussara Zamarian (Faculdades Integradas Maria Imaculada, da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro e da Pontifícia
Universidade Católica Campinas)

Pedagogia Tahaniana: a matemática nas histórias de Malba Tahan
Juraci Conceição de Faria (FE/Unicamp/Instituto Malba Tahan)

Música e Imagem: construindo relações de sentido
Silvia Cordeiro Nassif Schroeder (FFCLRP/USP)
Jorge Schroeder (IA/Unicamp)

Gritos e falas cartográficas: arte, escola, expressão
Wenceslao Machado de Oliveira Jr. (FE/Unicamp)

Poéticas do/no corpo
Márcia Maria Strazzacappa Hernandez (FE/Unicamp)

Leitura em Cena: entre o texto, a voz e o corpo
Eliana Kefalás Oliveira (UFAL)
Maria de Fátima Estelita Barros (UFAL)

As linguagens da arte e a expressividade do professor na educação infantil
Kaliane Dassi (Ribeirão Preto)

Produção Audiovisual para sala de aula
Julyana Matheus Troya Mello (Campinas/SP)

Sonho e Dança: matéria prima e criação
Adilson Nascimento de Jesus (FE/Unicamp)

Leituras de fontes para história da infância e da educação
Ana Cristina do Canto Lopes Bastos
José Fernando Teles da Rocha
Maria das Graças Sandi Magalhães (Grupo MEMÓRIA. FE/Unicamp)

A prisão e a loucura em formas cartográficas
Ana Maria Hoepers Preve (UDESC)

Literatura e cinema de Língua Portuguesa
Edimara Lisboa (pós-graduanda FFLCH/USP)

Leitura, escrita e autoria nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Soraya Maria Romano Pacífico (FFCLRP/USP-Ribeirão Preto)

Imagens, tempo, escrita (talvez cartas)
Elenise Cristina Pires de Andrade (UEFS)
Érica Speglich (Unesp/Rio Claro)

Os conflitos interpessoais e as regras na escola
Juliana Alvim Bites Castro Calil – GEPEC/FE/Unicamp
Carolina de Aragão Escher Marques – GEPEC/FE/Unicamp

Gesto e expressão: espaçostempos de criação
Eliana Ayoub – FE/Unicamp
Larissa Graner – Coordenadorado Grupo Ginástico Unicamp