sexta-feira, 14 de setembro de 2012

WORKSHOP Sons, Composições e Linguagens


maquinando sons e processos composicionais 

Workshop - Introdução à linguagem SuperCollider  
José Henrique Padovani
Dia: 21/09/2012, 9h-12h
Local: Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS)
http://www.nics.unicamp.br/

Workshop introduz o ambiente de manipulação sonora  SuperCollider, uma das ferramentas computacionais mais recentes para manipulação de som digital e design sonoro. O SuperCollider é um ambiente e linguagem de programação voltada à síntese/processamento do som em tempo real e/ou diferido. Após uma apresentação inicial da arquitetura de SuperCollider (e da comparação das suas características com aquelas de linguagens como CSound, Max/MSP e Pure Data), os participantes serão apresentados à sintaxe e às unidades básicas de programação da linguagem, sendo convidados a experimentar as possibilidades da linguagem a partir de poucas linhas de código que permitam criar protótipos iniciais de processos de síntese, processamento e espacialização sonora. Em seguida, serão apresentadas estratégias de instanciação e de ordenação temporal/composicional de processos sonoros, o que irá permitir aos participantes expandir os protótipos iniciais em estruturas mais complexas, passíveis de serem empregadas em pequenas peças eletroacústicas ou em aplicativos de interação em tempo real. A oficina é voltada a profissionais e estudantes no campo de música e artes sonoras interessados em entrar em contato com os recursos de SuperCollider e as suas possibilidades técnicas no campo da criação e da performance associada a recursos computacionais. As aplicações voltam-se à composição assistida por computador, sistemas musicais interativos, processos de sonificação, espacialização, recuperação de informação musical (MIR), entre outras. 

PALESTRANTE 
José Henrique Padovani (São Paulo, 1981) é Professor Assistente no Departamento de Música do CCTA (UFPB). Graduou-se em Música (composição) na Escola de Música da UFMG (2006) e concluiu seu mestrado em Música (Processos Criativos) no Instituto de Artes da Unicamp (2009), onde, atualmente, é doutorando, na mesma linha de pesquisa, sob orientação de Silvio Ferraz. Como compositor, pesquisador e professor, Padovani se interessa na aplicação musical de recursos tecnológicos voltados à composição assistida por computador, aos sistemas musicais interativos, às artes visuais interativas e ao desenho de novos instrumentos e controladores.  
Suas peças já foram tocadas por grupos e instrumentistas como The Arditti Quartet (Grã-Bretanha), Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Ostravská Banda (República Tcheca), Orquestra Sinfônica da Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo (Alemanha) e L'Arsenale (Itália). Em 2010 recebeu o 1º prêmio no Concurso Camargo Guarnieri de composição com a peça impedance, para flauta e grupo de câmara. Em 2011, recebeu o 1º prêmio na 4ª Competição Europeia de Projetos Musicais com Live-Electronics (2011), com a peça a viagem e o rio, para 17 instrumentos, liveelectronics e vídeo.