Data: 30 de Setembro e 01 de Outrubro de 2010.
Local: Centro De Convenções da Unicamp
Sobre O Evento: A Divisão de Educação Infantil e Complementar – DEdIC/DGRH/UNICAMP é formada pelas creches, pré-escolas, e educação não formal e tem por objetivo atender aos filhos de funcionários e funcionárias, alunos e alunas e docentes da Universidade. Nossa responsabilidade é proporcionar uma Educação de qualidade para essas crianças e jovens.Um dos compromissos da DEdIC, consiste em organizar eventos que possibilitem a formação continuada dos profissionais que atuam nestes serviços. Desde o ano 1992 esses eventos, em formato de Jornadas, vêm acontecendo com diferentes temas sobre a Educação. Neste ano de 2010, estamos realizando a XIV Jornada de Profissionais da DEdIC, e simultaneamente, o I Fórum Internacional de Educação Infantil.Priorizar a Infância como eixo central nas discussões desse evento - com o apoio da OMEP - Organização Mundial para a Pré-escola- e do NEPP/UNICAMP - Núcleo de Políticas Públicas -, justifica-se pela ampliação do número de crianças dessa faixa-etária recebidas na DEdIC, destacando-se, também, a necessidade de maiores discussões pragmáticas no campo da Educação Infantil. Tal fato se deve às transformações econômicas e sociais da modernidade, com a inserção das mulheres no mercado de trabalho, o que desloca a criança de um lugar até então restrito à família, exigindo, assim, a criação de um novo espaço social e educacional para recebê-la. Esse deslocamento ganha reconhecimento legal a partir da Constituição Federal de 1988, confirmada pela LDB/96 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, conforme artigo 208. Entretanto, se hoje a criança tem direito à educação, não se trata de qualquer tipo de educação, e sim, de uma Educação de qualidade, visto que a infância é única e determinante para o crescimento saudável. Tais exigências sociais e legais não diminuem e nem substituem a influência que os adultos exercem sobre as crianças, ao contrário, essa influência se mostra fundamental, ímpar e formadora durante os primeiros anos de vida.Desta forma, a formação de professores para atuar na Educação Infantil ganha destaque, visto que, o ato educativo é um trabalho complexo; sendo a docência, ao mesmo tempo, uma atividade técnica e uma atividade intelectual; uma atividade moral e uma atividade relacional e que deve ter como cenário a reflexão para a transformação das práticas, como conseqüência Ética.Este evento pretende propiciar condições para um debate profícuo sobre os diferentes temas da Educação Infantil e Séries Iniciais, que abrangem o cotidiano escolar.
Confira a programação no site do evento: http://foruns.bc.unicamp.br/extras/foruns_extras.php
Inscreva-se nas Mesas e Mini-Cursos: http://foruns.bc.unicamp.br/extras/foruns_extras.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário