segunda-feira, 19 de setembro de 2011

XXXI Colóquio CBHA 2011 - [Com/Con] tradições na História da Arte

XXXI Colóquio CBHA 2011 - [Com/Con] tradições na História da Arte
  
18 a 21 de outubro de 2011
Instituto de Artes - Unicamp - Campinas - SP


PROGRAMAÇÃO

Dia 18/10 - terça

Credenciamento - a partir das 10h

Mesa de abertura: 14h00
Presidente do CBHA e convidados

Conferências: 14h30- 16h30
Alvaro Medina  (Universidad Nacional,  Bogotá)
- Las esculturas metálicas de Edgar Negret y sus reinterpretaciones del mundo
Laura Malosetti Costa (Instituto de Altos Estudios Sociales  - Universidad Nacional de San Martín) -  Historia y arte / arte y memoria
Jorge Coli (UNICAMP)
- Exposição, ocultação, contemplação: o olhar e o sexo feminino

Café
Mesa-redonda 1: 17h00 - 18h40
Padrões, permanências e mudanças no discurso historiográfico

1. Luiz Marques (UNICAMP) - O impacto da perspectiva aristotélica na arte italiana dos anos 1525-1575
2. Raquel Quinet Pífano (UFJF) - Desenho e Ideia na Tratadística Lusitana de Pintura
3. Maria Lúcia Bastos Kern (PUC-RS) – Os Estudos da Cultura Visual e a História da Arte: Reflexões Teórico-Metodológicas
4. Nara Cristina Santos (UFSM)  – Arte, tecnologia e mídias digitais: considerações para um discurso historiográfico

Coquetel de confraternização e lançamento de livros – 19h00

Dia 19/10 – quarta

Mesa-redonda 2: 9h00 – 10h40
Circulação e transferência, migrações e contaminações

1. Jens Baumgarten (UNIFESP) - Anacronismo e alteridade na arte colonial
2. Elaine Dias (UNIFESP) – As princesas de Bragança – dos retratos de Taunay à tradição retratística espanhola
3. Arthur Valle (UFRRJ) –Comentários sobre artistas portugueses na revista Illustração Brasileira em 1925
  
  Café
  
Mesa-redonda 3: 11h00-12h40
Circulação e transferência, migrações e contaminações

1. Vera Beatriz Siqueira (UERJ) – Expressãocomo valor: leituras da arte expressiva no Brasil
2. Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPEL) - Estabelecer-se ou perambular: os desafios dos artistas na Província de São Pedro
3. Felipe Chaimovich (MAM-SP) - A tradição do jardim meditativo: do Hyde Park ao Ibirapuera
  
Almoço
  
Mesa-redonda 4: 14h00-15h40
Imagem e materialidade na história da arte

1. Maria Inez Turazzi (Museu Imperial) - Marinhas do Rio de Janeiro: tradição e experimentação fotográfica nos oitocentos
2. Claudia Valadão de Mattos (UNICAMP) – “Um arquivo escrito em barro”: Emilio Goeldi e a relação entre Arte e Arqueologia no final do Século XIX
3. Icléia Borsa Cattani (UFRGS)  - Espaço e luz na pintura: Uccello, Manet, Scully
4. Angela Ancora Luz (UFRJ) - A imagem e o sentido na materialidade da obra de Jorge Duarte
  
  Café
  
Mesa-redonda 5: 16h00 – 17h40
Modelos, cópias e ressignificações

1. Maria Beatriz de Mello e Souza (UFRJ) – Tradições em Manuscritos e Inovações em Impressos?
2. Nelson Pôrto (UFES) – A tradição clássica neoplatônica na arte barroca íbero-americana
3. Márcia Cristina Bonnet-Benjamin (sem vínculo) - Retábulos Filipinos no Brasil Colônia: questões formais e compositivas
4. Marize Malta (UFRJ) - Aprender a ver: modelos para o decorativo nas Obras Raras do Museu D. João VI
5. Denise Gonçalves (sem vínculo) – Modelos para o ensino acadêmico de arquitetura: a coleção de obras raras do Museu D. João VI

Apresentação presencial dos pôsteres 18h30 – 20h00

Reunião do comitê deliberativo - 20h00
  
Dia 20/10 - quinta

Mesa-redonda 6: 9h00 - 10h40
Modelos, cópias e ressignificações

1. Sonia Gomes Pereira (UFRJ) - Tradição e Cópias – o Caso do Museu D. João VI da Escola de Belas Artes / UFRJ
2. Luiz Alberto Ribeiro Freire  (UFBA)– “Ode a São José” – a ornamentação da igreja de São José do Jenipapo em Castro Alves, Bahia
3. Paulo Knauss (UFF) – Imaginação escultórica e identidade ética: representações do negro no Brasil, século XIX
4. Maria Elizia Borges (UFG): Ressignificações da saudade e da desolação: pranteadoras guardiãs perenes dos túmulos
   
  Café
  
Mesa-redonda 7: 11h00-12h40
Instituições, fronteiras e marginalidade

1. Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ) - Tradição, originalidade  e formação de artistas na   Academia Imperial das Belas Artes
2. Tadeu Chiarelli (USP) - Como conceber a exposição do acervo do MAC-USP às vésperas do cinqüentenário da Instituição (?)
3. Bianca Knaak (UFRGS) - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul: um museu que resiste (existe?)
  
  Almoço
  
Mesa-redonda 8: 14h00-15h40
Intenções e interpretações, atribuições e legitimações

1. Maria Luisa Távora (UFRJ) - A Crítica e a Gravura Artística- Anos 1950/60: Entendimentos da Experiência Informal
2. Emerson Dionísio de Oliveira (UnB) - A arte de julgar: apontamentos sobre os júris de salões brasileiros nos anos de 1960
3. Carlos Terra (UFRJ) - Falso ou verdadeiro: contradições na percepção das obras de arte
  
  Café
  
Mesa-redonda 9: 16h00 – 17h40
Coexistências, anacronismos, coesão e ambiguidade

1. Mirian Nogueira Seraphim (IFMT) - O processo criativo em Visconti
2. Ana Magalhães (MAC-USP) - Realismo, Classicismo, Latinidade: As Coleções Matarazzo e o Modernismo Italiano dos anos 1930
3. Maria de Fátima Morethy Couto (UNICAMP) – As contradições das vanguardas brasileiras: as ambiguidades do grupo Vanguarda de Campinas
  
  Assembleia do CBHA - 18h00 – 19h30
  
    Dia 21/10 - sexta
  
Mesa-redonda 10: 9h00-10h40
Coexistências, anacronismos, coesão e ambiguidade

1. Angela Maria Grando Bezerra (UFES) – A lacuna do objeto e/ou interrelações no ‘habitar’ o espaço da obra de arte
2. Maria do Carmo F. Veneroso (UFMG) – Gravura em Minas Gerais: primórdios e desdobramentos
3. Sheila Cabo Geraldo (UERJ) - Produzindo Subjetividade
  
  Café
  
  Mesa-redonda 11: 11h00-12h40
Estratégias de subversão e assimilação

1. Marília Andrés Ribeiro (UFMG) – Frederico Morais: crítica e curadoria na contracultura
2. Almerinda da Silva Lopes (UFES) - Arte conceitual: ativismo político e marginalidade
3. Marco Pasqualini de Andrade (UFU) – Artistas brasileiros na exposição Information: primeiras investigações
4. Sílvia Meira (USP) – A constelação contemporânea (padrões ou estratégias)
  
  Almoço
  
  Mesa-redonda 12: 14h00-15h40
Estratégias de subversão e assimilação

1. Helouise Costa (USP) - O retrato do curador: uma história em quatro tempos
2. Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS) - Artes do Espaço em Tempos de Modernidade Líquida: A Instalação como Problemática
3. Paulo Silveira (UFRGS) – Apontamentos sobre Ulises Carrión

   Café
  
  Mesa-redonda 13: 16h00-17h40
Arquivos e inventários, esquecimento e memória

1. Anna Maria Monteiro de Carvalho (PUC-RJ) - Aspectos históricos, artísticos e culturais da Imaginária Fluminense no Inventário do INEPAC
2. Maraliz de Carvalho Cristo (UFJF) – Pintura histórica no Brasil oitocentista: exposições
3. Mônica Zielinsky (UFRGS) – Dois arquivos de artistas: duas histórias da arte?
4. Alexandre Santos (UFRGS) – Fotografia e espreita: a intimidade posta à prova (arquivos)
  
  Conferências de encerramento - 18h00 – 20h00
Ariel  Jiménez (Curador e crítico de arte independente)
- Construir la historia
Gerardo Mosquera (New Museum of Contemporary Art, NY)
- Arte e internacionalización. Más allá de la antropofagia
Sônia Salzstein (ECA/USP)
- A presença enviesada da obra de Picasso no debate da arte dos anos 1980 à atualidade/Algumas questões teóricas

Nenhum comentário: