sexta-feira, 9 de novembro de 2012

ALB subscreve Carta Aberta ao CNPq e à CAPES


Carta Aberta
Aos representantes das áreas de Ciências Humanas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

                        O programa de fomento aos periódicos científicos financiados por editais do CNPq/CAPES logrou bons resultados nos últimos anos, especialmente pelo caráter inclusivo, uma vez que essas instituições adotam como característica comum uma compreensão horizontal das ciências, não por acaso constituem, cada qual ao seu modo, diferentes Comitês de Áreas e/ou Assessores. Contrariando essa concepção, a chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES n.09/2012 estabelece condicionalidades para a participação de periódicos que resultarão, certamente, em significativa redução da participação dos periódicos das áreas de ciências humanas e sociais.[1] Essas condicionalidades resultarão em restrições, justamente pela necessidade de indexação no ISI (Thomson Co.), Scopus (Elsevier), PubMed (US National Library of Medicine) ou Scielo. O processo de indexação em cada uma das bases citadas mereceria uma reflexão apurada, uma vez que existe uma literatura nacional e internacional que contextualiza sua importância e especificidade para as distintas áreas científicas.  Entretanto, a demanda dos editores nesse momento pauta-se em dois aspectos da chamada, entre outros possíveis que exigiriam maior tempo para discussão. O primeiroaspecto é a isonomia. Os editais “universais”, constituídos por recursos públicos, deveriam se pautar em políticas horizontais, motivo pelo qual não há sentido em privilegiar algumas áreas, a exemplo das indexações da PubMed, o que fere, de partida, as condições isonômicas de concorrência. O segundo aspecto guarda relação com o não reconhecimento, na referida chamada, da própria política de qualificação do Qualis-Capes. Para se ter uma ideia, nas áreas de geografia, história e sociologia, existem aproximadamente 15 periódicos nacionais classificados como A-1 e pelo menos outros 30 classificados como A-2 e mais de 60 classificados como B-1, isso sem enumerar os periódicos nas áreas de educação, arquitetura, urbanismo, ciências políticas, filosofia, direito etc. Não podemos deixar de destacar que a mesma instituição que classifica periódicos de A-1 e A-2 (avaliação de excelência como indicado em diferentes documentos de áreas da CAPES) coloca, em uma chamada conjunta com o CNPq, condicionalidades para participação desses mesmos periódicos.
                        Enfim, não se trata de negar a relevância dos indexadores. Ao contrário, os indexadores são importantes ferramentas de mapeamento do público leitor e quantificação do impacto da produção científica. Contudo, negar a avaliação do Qualis como parâmetro de qualidade nos parece um procedimento que desconsidera os caros debates, com participação de editores e representantes de área, que ocorrem na própria CAPES.
 
02/04
 
Com os argumentos descritos, solicitamos a reconsideração dos parâmetros de exclusão presentes na chamada 09.2012-CNPq-CAPES.
 
Os editores que subscrevem:
Tadeu Alencar Arrais, Boletim Goiano de Geografia, Universidade Federal de Goiás
Eliane Martins de Freitas, OPSIS-História, Universidade Federal de Goiás
Lucia Helena de Oliveira, Revista Geografia, UNESP-Rio Claro
José Carlos, Em Debate – Sociologia, Universidade Federal de Santa Catarina
Arturo Zavala, Revista de Estudos Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso
Maria do Rosário/Peter Zoetti, Cadernos de Arte e Antropologia, Universidade Federal da Bahia
Antônio Thomas Júnior, Pegada, UNESP-Presidente Prudente
Maria da Conceição Fonseca, Estudos de Lingua(gem), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Emerson Galvani, Revista do Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo
Sony Ray, Revista Música Hodie, Universidade Federal de Goiás
Giovani Pires, Motrivivência-Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina
Charles França, Terra Livre, Associação dos Geógrafos Brasileiros
Eustógio Dantas, Mercator, Universidade Federal do Ceará
Olga Rosa Cabrera Garcia, Revista Brasileira do Caribe, Universidade Federal do Maranhão
Yolanda Guerra, Revista TemporalisABEPSS
Zeny Rosendahl, Espaço e Cultura, Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Cláudio Luiz Zanotelli, Geografares, Universidade Federal do Espirito Santo
Angelo Serpa, Geotextos, Universidade Federal da Bahia
José Gilberto de Souza, Estudos Geográficos, Unesp–Rio Claro
Luiz Eduardo Panisset Travassos, Caderno de Geografia, PUC-MG
João Cleps Júnior, Campo Território, Universidade Federal de Uberlândia
Rosemeire Almeida, Boletim Três Lagoas, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Rafael da Silva de Oliveira, Acta Geográfica, Universidade Federal de Roraima
Marcos Edras, Desenvolvimento Social, Universidade Estadual de Montes Claros-MG
Ivanilton José de Oliveira, Ateliê Geográfico, Universidade Federal de Goiás
Cláudio Benito, Entre-Lugar, Universidade Federal Grande Dourados -MS
Carmem Lúcia Costa, Espaço em Revista, Universidade Federal de Goiás
Adriana Dorfman, Boletim Gaúcho de Geografia, AGB- Rio Grande do Sul
Cláudio Ubiratam, Geografia, Universidade Federal de Pernambuco
Christian Dennys Monteiro de Oliveira, Geosaberes, Universidade Federal do Ceará
Tathiana Rodrigues Salgado, Revista Élisée, Universidade Estadual de Goiás
João Batista Pereira Cabral, Geoambiente Online, Universidade Federal de Goiás
Denis Castilho, Territorial, Universidade Federal de Goiás
Márcio Mendes Rocha, Percurso, Universidade Estadual de Maringá-Paraná
Elson Rezende de Melo, Revista de Ciências Humanas, Universidade Federal de Viçosa-MG
Cicilian Luiza Sahr, Terr@Plural, Universidade Estadual de Ponta Grossa-Paraná
Sandra de Fátima Oliveira, Terceiro Incluído, Universidade Federal de Goiás
Antônio Fábio Sabbá Guimarães, GEONORTE, Universidade Federal do Amazonas
Aruanã Antônio dos Passos, Expedições – teoria da história e historiografia, Universidade Estadual de Goiás
Helder Buenos Aires de Carvalho, Cadernos do PET Filosofía , Universidade Federal do Piauí 
José Elias Pinheiro Neto - Building the Way - Universidade Estadual de Goiás.
Sonia Peduzzi/Luiz Peduzzi, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Universidade Federal de Santa Catarina
Alipio de Sousa Filho, Revista Bagoas: estudos gays  - gênero e sexualidade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Diane Daniela Gemelli e Leandro Neri Bortoluzzi, Geografia em Questão, AGB-Marechal Cândido Rondon/PR
Léo Carrer Nogueira, Revista de História da UEG, Universidade Estadual de Goiás
Everton de Santa, Texto Digital, Universidade Federal de Santa Catarina
Edmilson Marques, Revista Espaço Livre, NUPAC/Núcleo de Pesquisa e Ação Cultural
Herve Théry / Neli Aparecida, Confins/Revista Franco-Brasileira, Universidade de São Paulo
Daniela Motta de Oliveira, Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, UFJF
Davina Marques e Antonio Carlos Amorim - Revista Leitura: Teoria & Prática, ALB
Fernando Mendonça Heck, Pegada, UNESP-Presidente Prudente
Letícia Jovelina Storto, Revista Entretextos, UEL, Universidade Estadual de Londrina
Marco Barzano, Sitientibus, Universidade Estadual de Feira de Santana.
Eduardo Marandola Jr., Geograficidade, Unicamp-SP
Elza Margarida de Mendonça Peixoto, Germinal: Marxismo e Educação em Debate , UEL
Nicolas Floriani, Terr@PluralUEPG
Ivo da Silva Junior, Cadernos NietzscheUSP, UNIFESP
Denise Pahl Schaan, Amazônia – Revista de Antropologia, Universidade Federal do Pará
Eliane Superti. PRACS-Revista de Ciências Humanas, Universidade Federal do Amapá
Maria Encarnação Beltrão Spósito, Cidades, Grupo de Estudos Urbanos (GEU)
Helion Póvoa Neto, Coordenador de publicações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro-IPPUR/UFRJ 
José Sílvio de OliveiraItinerarius Reflectionis, Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás.
Rachel Gazolla, Hypnos/Filosofia, PUC-São Paulo
Anete AbramowiczRevista Eletrônica de Educação, Universidade Federal de São Carlos
Berenice Bento e Orivaldo Pimentel,  Revista Cronos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Roberta Barni, Revista de Italianística, Universidade de São Paulo
Gildenir Caroliono Santos - ETD - Educação Temática Digital, UNICAMP-SP
Heloísa Helena Pimenta Rocha, Revista Brasileira de História da Educação, Unicamp-SP
José Claudinei Lombardi, Revista Histedbr On Line, Unicamp-SP
Maria Ângela Miorim e Dione Lucchesi de Carvalho, ZETETIKé-Faculdade de Educação, Unicamp-SP
Silvia Balestreri Nunes, Revista Cena, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
 
 
As instituições que subscrevem:
Associação de Geógrafos Brasileiros – AGB
Associação de Leitura do Brasil – ALB
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia-ANPEGE
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd
Associação Brasileira de Ensino de Biologia - SBEnBIO
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social-ABEPSS
Associação de Geografia Teorética – AGETEO
Fórum de Editores da ANPEGE
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ
Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia – Goiânia/UFG
Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia – Jataí/UFG
Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia – Catalão/UFG
Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais/UFRN
Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE
Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM
 
 
 
Enviada no dia 01 de novembro e no dia 06 de novembro de 2012 para os seguintes contados institucionais:
 
Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
 
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
ouvidoria@cnpq.br
 
Contato para novas adesões: