O objetivo do programa Prazer em Ler é promover a formação de leitores e desenvolver o gosto pela leitura, por meio de ações continuadas e sustentáveis e de articulações com distintos agentes envolvidos com a leitura no Brasil. A metodologia do programa prevê potencializar e integrar quatro eixos: espaço de leitura, acervo, mediação da leitura e gestão.
O programa foi lançado em fevereiro de 2006, com o propósito de adicionar intencionalidade e metas explícitas ao trabalho de promoção da leitura já desenvolvido por alguns projetos de arte-educação e educação pelo trabalho apoiados pelo Instituto C&A.
De acordo com o Inaf 2009 (Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional), apenas 25% da população brasileira entre 15 e 64 anos têm domínio pleno da leitura e da escrita — ou seja, é capaz de ler e compreender textos longos, localizar e relacionar informações, comparar dados, fazer uma análise crítica do que lê. Outro dado preocupante do estudo é que cerca de 7% dos brasileiros na mesma faixa etária são analfabetos absolutos. São cerca de 9 milhões de pessoas incapazes de realizar tarefas simples que envolvam a decodificação de palavras ou frases.
Mas o programa Prazer em Ler não está imbuído apenas de aumentar o domínio da leitura e da escrita do brasileiro. Promover a fruição cultural por meio do fomento à leitura de literatura também é alvo do programa, conforme expresso em seu princípio básico: "Ler é uma prática social fundamental à formação do cidadão e importante via de acesso ao conhecimento e à cultura".
Em 2012, o programa investe em projetos de organizações sociais e bibliotecas populares organizados em 12 polos de leitura. Os polos de leitura do programa Prazer em Ler são formados por no mínimo quatro organizações sociais de uma mesma região, articuladas para a formulação de um projeto coletivo de fomento à leitura. Uma das instituições assume o papel de proponente, sendo ela a responsável por formar as demais organizações do polo no campo da promoção da leitura. Todas as instituições participantes recebem recursos para implementar projetos de leitura.
Outros dois polos do programa Prazer em Ler são constituídos por escolas públicas de Paraty (RJ) e da Grande Natal (RN), que são apoiadas pelo Instituto C&A por meio das organizações sociais Associação Casa Azul e Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), respectivamente.
Outra ação do programa voltada a promoção da leitura literária em escolas públicas é o concurso Escola de Leitores. A ação visa fortalecer a mobilização de comunidades escolares para a implementação, aprimoramento e consolidação de projetos de promoção da leitura literária e de formação de leitores de literatura em redes municipais de ensino. A segunda edição do concurso ocorrida em 2011 selecionou 24 escolas municipais do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Natal (RN) e Porto Alegre (RS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário