Pensar a interdisciplinaridade no atual cenário universitário é um imperativo para docentes na ação pedagógica de preparar profissionais e cidadãos e na produção de conhecimento para um mundo em permanente mudança como este do século XXI. Por ela, manifesta-se a necessidade de se romper com modelos tradicionais da estruturação curricular e do ensino.
A estruturação disciplinar foi instituída no século XIX, notadamente com a organização das universidades modernas e é ainda a forma mais utilizada por elas. Embora tenha favorecido um grande desenvolvimento dos conhecimentos, a forma disciplinar tende a isolá-los, compartimentá-los e descontextualizá-los. Os novos campos de conhecimento têm apontado a necessidade de trabalhar a interrelação das disciplinas, dos campos e das áreas do conhecimento, no intuito de aprendê-las em sua complexidade.
No entanto, a compreensão da interdisciplinaridade é ainda problemática e seu sentido tem sido bastante discutido. Embora a temática não tenha uma conceituação única, é um campo de grande produção teórica e de experiências acadêmicas no ensino e na pesquisa.
O IV Seminário Inovações Curriculares busca possibilitar a discussão, a exposição e a troca, entre acadêmicos, sobre as questões teóricas e práticas (experiências desenvolvidas e em desenvolvimento) de interdisciplinaridade nas universidades públicas paulistas.
Maiores informações: http:// ea2teste.basico.unicamp.br/ea2/ inovacoes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário