terça-feira, 12 de novembro de 2013

Oficina online - Acompanhado o Autor

Car@s

Inicia-se a partir desta data (8 de novembro de 2013) a oficina online Acompanhando o Autor, relacionada à produção editorial do romance O homem que sabia ouvir, com apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC), vinculado à Secretaria Municipal de Cultura.

A oficina será oferecida a partir de informações postadas no blog Transinformação (http://transinformacao.blogspot.com.br/), que contará com programação agregadora de conteúdos nos próximos 40 dias, atualizada semanalmente. Serão seis semanas, portanto seis edições.

Cada assunto postado abrigará numerosas dicas de onde obter mais informações sobre literatura e outras artes. Ficará a critério de cada participante se aprofundar nelas ou não.

Não adotarei uma postura professoral, muito menos apresentarei os assuntos em formato conclusivo ou de ensaio.

Oferecerei tão só dicas norteadoras e responderei aos comentários ou solicitações dos inscritos por intermédio do meu e-mail pessoal (silva.aborges@gmail.com) ou do próprio blog, nos espaços para comentários sobre os assuntos postados.

Ou seja, minha relação com os inscritos será de igual para igual. Suas dicas ou comentários considerados pertinentes poderão ser igualmente destacados nas edições do blog.

Hoje foi disponibilizada uma nova edição do blog. Para que quem ainda não o visitou, é conveniente que conheça os assuntos anteriormente veiculados.
  
Esta nova edição conta com os seguintes tópicos:

Início da oficina online ­– esclarecimentos complementares sobre os objetivos e dinâmica da oficina.

Leva e traz de grandes formadores – Pinceladas a respeito daqueles que considero os principais formadores de opinião sobre literatura e artes em geral do país nas últimas seis décadas.

Por uma literatura menor – A respeito de estudo sobre Kafka de Gilles Deleuze e Félix Guattari.

Literatura em cena – Relações da estrutura construtiva do romance O homem que sabia ouvir com tendências contemporâneas das artes cênicas e da dramaturgia.

De onde as pedras rolam – Referências populares, rurais e urbanas, que influenciaram o imaginário e o processo de produção do livro.

Jerry Lee Lewis e amigos – Abordagem sobre o acaso nas artes em geral, a partir do exemplo de duas jam sessions relacionadas à carreira do roqueiro norte-americano.

Décio Pignatari e Tom Zé como atores – Dica relativa a filme de Ugo Giorgetti no qual o poeta, o músico e vários outros não atores são intérpretes.

Toda nova edição será comunicada a vocês, por e-mail, com briefing sobre cada assunto.

Nenhum dos inscritos é obrigado a comentar os assuntos semanalmente postados. Mas decerto que a oficina, e o próprio blog, se tornará muito mais interessante se tiver participações efetivas.

Obrigado a todos.

Aderval Borges


Nenhum comentário: