quarta-feira, 16 de abril de 2014

Movimento por um Brasil Literário divulga Número Especial da Revista Leitura: Teoria & Prática

Artigos escritos pelo Prof.Milton José de Almeida, cuja contribuição para a discussão e pensamento sobre literatura, leitura e linguagem é destacável e especial.
Gabriela Fiorin Rigotti e Ubirajara Alencar Rodrigues apresentam os textos do Prof. Milton já publicados anteriormente no periódico Leitura: teoria & prática e em outros, ofertando-os ao leitor, pelo não esquecimento de seus trabalhos acadêmicos e artísticos, e a ele próprio, como mínima parte das diversas homenagens oferecidas.
"Junte-se a outros tantos fragmentos da vasta obra do Prof. Milton – sejam sobre Pasolini ou Tarkovski, sejam sobre escritos persas – e despertem inteligibilidades, reverberem educações e permaneçam em(in) memória(memoriam).
São seus livros, seus quadros, suas edições e montagens fílmicas, suas capas de revista, seus projetos de dança, suas aulas... que (acompanhados ou não de um copo de vinho) jamais estarão perdidas, pois remetem a uma educação estética e sensível que reverbera e permanece educadora, sem a preocupação estritamente pedagógica".
Para se aprofundar no material, veja na Aba Acervo/ Publicações (http://www2.brasilliterario.org.br/pt/acervo/publicacoes, os artigos escritos pelo Prof.Milton José de Almeida, cuja contribuição para a discussão e pensamento sobre literatura, leitura e linguagem é destacável e especial. 
O número especial da revista foi uma homenagem que a ALB fez ao professor Milton, no marco de lembrança do primeiro ano de seu falecimento, em outubro de 2012.