sexta-feira, 3 de julho de 2015

DIVULGAÇÃO DA EXPOSIÇÃO MALBATEMÁTICA

Prezado professor

A Faculdade de Educação da Unicamp realizará nos próximos dias 6, 7 e 8 de julho mais um Encontro de Professores de Matemática (V SHIAM), durante o qual acontecerá uma Exposição sobre Malba Tahan, o maior divulgador da Matemática na história do Brasil. Ele também é o autor do livro “O homem que calculava”, um sucesso de vendas editado em 20 países. O 6 de maio é o Dia Nacional da Matemática, em homenagem a Malba Tahan, isto é, Julio Cesar de Mello e Souza, que nasceu em 06/05/1895, há 120 anos. Em anexo estão maiores informações.

Nos dias 6, 7 e 8 de julho próximos será realizado no Centro de Convenções da UNICAMP (auditórios 2 e 3), o V Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática (SHIAM), que é um encontro nacional de professores que lecionam Matemática e cuja programação pode ser acessada em https://www.fe.unicamp.br/shiam/programacao.html
Simultaneamente a esse evento teremos uma Exposição sobre Malba Tahan, isto é, sobre Julio Cesar de Mello e Souza, cuja imensa contribuição à Educação Matemática brasileira justifica a escolha do dia 6 de maio como o Dia Nacional da Matemática.
Com entrada franca ao público a partir das 12h do dia 6 de julho, no auditório 1, estarão à mostra fotos, cartas, manuscritos e publicações daquele que é o precursor da Educação Matemática brasileira. Essa documentação compõe o acervo de Malba Tahan, que está sob custódia do Centro de Memória da Faculdade de Educação da UNICAMP.
No dia 8 de julho teremos uma palestra sobre “Vida e obra de Malba Tahan”, no auditório 1, às 9h, pelo prof. Sergio Lorenzato, ex-aluno de Malba Tahan, professor colaborador da Faculdade de Educação da UNICAMP e curador da exposição denominada Malbatemática.

Prof. Sergio Lorenzato – coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais (GEPEMAI) da Faculdade de Educação/UNICAMP.

Nenhum comentário: