sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Seminário Internacional: Em busca da qualidade do clima e da convivência ética na escola & I Encontro Nacional de alunos das Equipes de Ajuda


Tipo: Seminário
Data: 09/03/2017 - 08:00 a 10/03/2017 - 18:00
Período de inscrições:
06/02/2017 - 08:00 a 06/03/2017 - 23:00
Local:
Centro de Convenções da Unicamp
Realização:
Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR/UNESP), Grupo de Estudos e Pesquisa em Euducação Moral (GEPEM) e Laboratório de Psicologia Genética (LPG)
Apoio:
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade de Valladolid (UVa) e Faculdade de Educação da Unicamp

Apresentação

Todos os anos, em seus planos escolares, professores de diferentes níveis de ensino reiteram seus objetivos de formar pessoas mais justas, mais tolerantes e respeitosas. Contudo, não raro o cotidiano dá mostras de que esses objetivos estão longe de serem alcançados já que são inúmeros os problemas de convivência enfrentados. De fato, diferentes estudos têm indicado que uma das maiores dificuldades encontradas pelos educadores e também pelos alunos está na qualidade das relações interpessoais na escola. São frequentes os relatos de desrespeito, insultos, provocações, bullying, ataques virtuais e situações em que crianças e adolescentes têm reações agressivas ou mesmo submissas quando se deparam com conflitos. Contudo, para se promover mudanças de forma a favorecer efetivamente um clima escolar positivo e propicio ao desenvolvimento de tais valores é preciso conhecer, discutir e trocar experiências sobre os problemas de convivência na escola e sobre as formas de intervenção que visam superá-los, tanto as imediatas quanto as preventivas. Tornar a convivência “ética” é, assim, mais um desafio para aqueles que desejam que a escola cumpra o objetivo primordial de se apresentar como um espaço onde o “bem-estar” esteja presente.

Objetivos

Este seminário objetiva apresentar e discutir diferentes pesquisas sobre as questões de convivência na escola – a violência, as incivilidades, o bullying, a indisciplina e contribuir para a busca de soluções viáveis compartilhadas por alunos e professores para a qualidade do clima escolar com a elaboração de Planos Institucionais Coletivos de Convivência em que valores como justiça, respeito, diálogo e solidariedade estejam presentes.


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