quarta-feira, 7 de junho de 2017

Partilhando a experiência do Doutorado Sanduíche na Monash University, Austrália: dos estudos vigotskianos ao desenvolvimento pessoal

Tipo: Seminário
Data: 28/06/2017 - 14:00 a 18:00
Período de inscrições: 19/05/2017 - 00:00 a 27/06/2017 - 23:00
Local: Congregação (Prédio Principal, Térreo, Bloco E)
Convidados:
  • Dnda. Fabiana Marques Barbosa Nasciutti (GEPEC/FE-Unicamp)
Responsáveis:
Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado (GEPEC/FE-Unicamp), Profa. Dra. Ana Maria Falcão de Aragão (GEPEC/FE-Unicamp)
Realização:
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/FE-Unicamp)

Apresentação

De setembro de 2015 a agosto de 2016 estudei parte do meu curso de Doutorado na Faculdade de Educação da Monash University, em Melbourne-Austrália, por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), financiado pela CAPES. O intuito do estágio no exterior centralizou-se principalmente em aprimorar a fundamentação teórica do material empírico produzido na pesquisa, para aprofundamento das análises tecidas na Tese, cujo objetivo é analisar o grupo como fonte de desenvolvimento para profissionais que trabalham com demandas educacionais, por meio de uma proposta colaborativa. Durante esse período, fui recebida pelo Prof. Nikolai Veresov e pelo grupo de pesquisa do qual ele faz parte, cuja produção acadêmica centra-se na Teoria Histórico-Cultural (THC), principalmente a partir das contribuições de L. S. Vigotski. Além das supervisões individuais com o Prof. Veresov, que me ajudaram a definir e a aprofundar conceitos da THC e articulá-los às análises da Tese, também tive uma rica vivência acadêmica, por meio da participação em grupos de estudos, seminários e também do trabalho como revisora do periódico coordenado pelo grupo de pesquisa do qual fiz parte (Journal of International Research in Early Childhood Education). Outro ponto relevante foi a vivência em outro país, que provocou mudanças importantes no meu processo desenvolvimento pessoal, por meio de uma intensa imersão em uma cultura diferente. Portanto, o objetivo desse Seminário é partilhar minha experiência de um ano de estágio de Doutorado no exterior, apresentando de forma indissociável as aprendizagens acadêmicas e pessoais decorrentes.

Conteúdos

  • Apresentando a Austrália, Melbourne e as vivências culturais
  • Apresentando a Monash University, a Faculdade de Educação e o grupo de pesquisa;
  • Partilhando as principais dimensões da THC estudadas durante o estágio: desenvolvimento do psiquismo humano como objeto de estudo; aspectos do processo de desenvolvimento humano; alguns conceitos em foco: Situação Social de Desenvolvimento; Drama; Perejivanie.

Nenhum comentário: