segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Notícias da Assembléia Estadual Setorial de Livro, Leitura e Literatura

Assembléia Estadual Setorial de Livro, Leitura e Literatura
Em janeiro, em todo Brasil, está sendo realizada a Assembléia Estadual Setorial de Livro, Leitura e Literatura, coordenada pela Representação Regional do Ministério da Cultura no Estado de São Paulo RRSP/MinC, pela Diretoria de Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação Institucional (DLLL-SAI/MinC) e pela Funarte (Fundação Nacional de Artes).
A Assembléia do Estado de São Paulo aconteceu no Espaço Funarte São Paulo, dia 21/01 e contou com a presença da presidente da ALB a Profª. Drª. Norma Sandra de Almeida Ferreira e de Representantes dos segmentos de produção; distribuição; criação; mediação, relacionados ao setor de Literatura, Livro e Leitura.
A Assembleia foi coordenada pelo Diretor da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura do MinC/MEC Sr. Fabiano dos Santos.
Cumprindo com os 1os itens da pauta da Assembléia, foram eleitos dois (02) delegados de sociedade civil indicados para os seguintes segmentos da cadeia do livro: a produtiva e a da mediação.
O 2º item “propor estratégias do setor do Livro, Leitura e Literatura para a II Conferência Nacional de Cultura (CNC)” também foi discutido.
Foram apresentados os eixos temáticos que compõem o texto base da Conferência Nacional de Cultura com a temática “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento” e foi aberta a discussão para o público apresentar propostas de encaminhamento para a Pré-Conferencia Nacional. Foram encaminhadoas sugestões para todos os eixos do documento do CNC: eixo1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural; eixo2 – Cultura, Cidade e Cidadania; eixo 3 – Cultura e Desenvolvimento Sustentável; eixo 4 – Cultura e Economia Criativa; eixo 5 – Gestão e Institucionalidade da Cultura.
O Sr. José Castilho Marques, Secretário Executivo do PNLL, fez uma avaliação do Plano apontando problemas, necessidades, avanços decorrentes desde sua implantação em 2006. Também o público fez uma análise do PNLL destacando aspectos a serem consolidados e os muitos pontos positivos já conseguidos. A Assembleia foi finalizada e os representantes deverão participar da Pré Conferência Nacional de Cultura no final de fevereiro

Nenhum comentário: