Educação Ambiental e Interdisciplinaridade:
práticas e desafios para a escola Básica
INFORMAÇÕES GERAIS
Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 16 de junho de 2010 (quarta-feira)
Horário: das 9h às 17h
Secretaria de Eventos – FE/Unicamp: eventofe@unicamp.br
Desde que a questão ambiental começou a ganhar corpo nas preocupações e discussões de diferentes setores da sociedade mundial, emergiu concomitantemente o movimento em prol da Educação Ambiental. Os primeiros congressos nacionais e internacionais voltados para essa problemática, na década de 1970, já conferiam especial destaque a novos princípios e diretrizes programáticos e metodológicos que deveriam nortear o futuro desse processo educativo. No Brasil, o respaldo oficial foi consagrado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir de 1997, com a formalização do Ambiente como um dos seus temas transversais. Aliás, esta estratégia veio consumar uma tendência generalizada de que a Educação Ambiental não deveria se constituir em uma nova disciplina dos currículos básicos, nem deveria ser responsabilidade exclusiva de uma ou duas disciplinas (tradicionalmente Ciências e/ou Geografia), mas deveria se disseminar por todo o currículo, em que cada disciplina daria sua contribuição especifica ao exame das inúmeras questões ambientais emergentes. E se pensarmos a possibilidade de uma abordagem integrativa e colaborativa entre as disciplinas na abordagem da temática ambiental, estaremos então adentrando o terreno das questões sobre interdisciplinaridade, outro foco de tensões e mal-compreensões no espaço escolar. Ocorre que a expansão da educação ambiental e das práticas interdisciplinares associadas não foi acompanhada de forma consistente, tanto no âmbito da formação de professores da educação básica, quanto no âmbito da concretização dessas perspectivas educacionais nos currículos oficiais e nos materiais didáticos. O resultado disso é um certo desnorteamento e despreparo reinante entre os professores, quanto à inserção da educação ambiental e da abordagem interdisciplinar em suas práticas pedagógicas, bem como a incorporação programática e metodológica dos respectivos ideários pedagógicos em moldes freqüentemente tradicionais e reducionistas. Assim, o evento busca tratar as relações entre Educação Ambiental, Interdisciplinaridade e Escola, realçando concepções, práticas pedagógicas e pesquisas acadêmicas nesse âmbito. Voltado principalmente para os profissionais da educação básica, mas também para a comunidade universitária, pretende contribuir para o debate sobre o tema e para o estímulo ao desenvolvimento efetivo de ações e práticas interdisciplinares sobre Educação Ambiental na educação básica.
INSCRIÇÕES ABERTAS
Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 16 de junho de 2010 (quarta-feira)
Horário: das 9h às 17h
Secretaria de Eventos – FE/Unicamp: eventofe@unicamp.br
Desde que a questão ambiental começou a ganhar corpo nas preocupações e discussões de diferentes setores da sociedade mundial, emergiu concomitantemente o movimento em prol da Educação Ambiental. Os primeiros congressos nacionais e internacionais voltados para essa problemática, na década de 1970, já conferiam especial destaque a novos princípios e diretrizes programáticos e metodológicos que deveriam nortear o futuro desse processo educativo. No Brasil, o respaldo oficial foi consagrado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a partir de 1997, com a formalização do Ambiente como um dos seus temas transversais. Aliás, esta estratégia veio consumar uma tendência generalizada de que a Educação Ambiental não deveria se constituir em uma nova disciplina dos currículos básicos, nem deveria ser responsabilidade exclusiva de uma ou duas disciplinas (tradicionalmente Ciências e/ou Geografia), mas deveria se disseminar por todo o currículo, em que cada disciplina daria sua contribuição especifica ao exame das inúmeras questões ambientais emergentes. E se pensarmos a possibilidade de uma abordagem integrativa e colaborativa entre as disciplinas na abordagem da temática ambiental, estaremos então adentrando o terreno das questões sobre interdisciplinaridade, outro foco de tensões e mal-compreensões no espaço escolar. Ocorre que a expansão da educação ambiental e das práticas interdisciplinares associadas não foi acompanhada de forma consistente, tanto no âmbito da formação de professores da educação básica, quanto no âmbito da concretização dessas perspectivas educacionais nos currículos oficiais e nos materiais didáticos. O resultado disso é um certo desnorteamento e despreparo reinante entre os professores, quanto à inserção da educação ambiental e da abordagem interdisciplinar em suas práticas pedagógicas, bem como a incorporação programática e metodológica dos respectivos ideários pedagógicos em moldes freqüentemente tradicionais e reducionistas. Assim, o evento busca tratar as relações entre Educação Ambiental, Interdisciplinaridade e Escola, realçando concepções, práticas pedagógicas e pesquisas acadêmicas nesse âmbito. Voltado principalmente para os profissionais da educação básica, mas também para a comunidade universitária, pretende contribuir para o debate sobre o tema e para o estímulo ao desenvolvimento efetivo de ações e práticas interdisciplinares sobre Educação Ambiental na educação básica.
INSCRIÇÕES ABERTAS
O Realizador: CGU - Coordenadoria Geral da Universidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário