segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Para Bartolomeu, nossa gratidão

Nós, da Associação de Leitura do Brasil (ALB), manifestamos pesar pelo falecimento de Bartolomeu Campos de Queirós, nosso muito querido colaborador e interlocutor especialmente em tantos Congressos de Leitura.
O encantamento e ternura da palavra escrita que ele tecia criará imagens que nos povoarão no 18o. Cole.

Em seguida, reproduzimos mensagem da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Diretoria da ALB
Biênio 2011-2012


Bartolomeu: presente!


Bartolomeu Campos de Queirós, aos 66 anos, nos deixou nesta madrugada de 16 de janeiro.
Sabíamos da sua fragilidade física, mas também sabíamos da sua resistência, de seu amor à vida, com suas contradições e belezas, escritas e ditas de maneira única por ele. Na tristeza que nos abate neste momento de dor, expressamos a nossa homenagem a esse grande escritor e amigo da FNLIJ, reiterando o nosso compromisso com o que ele acreditava e pelo qual vivia: a literatura como direito para todos e como contribuição para um mundo mais justo e, por isto, mais belo.
Na última frase do manifesto do Movimento Brasil Literário, escrito por ele, está expresso o seu compromisso como cidadão, além de artista: Se é um projeto literário é também uma ação política por sonhar um País mais digno.
http://www.fnlij.org.br/imagens/primeirapagina/2011/Bartolomeu.pdf

Um comentário:

Stela Righi disse...

Bartolomeu tinha ainda tanto para dar. Vermelho Amargo é um bom exemplo disso. Vou deixar aqui uma indicação de um site, onde há um post com uma bela e justa homenagem a este grande escritor. Abraços! ndreaneves.com/site/um-minuto-com-