segunda-feira, 5 de março de 2012

II Simpósio: Contribuições de Bakhtin à Linguística e à Educação

16 e 17 de março de 2012
Local: Auditório do IEL

Programação

16 de Março
- 10h00 - 12h30 - Mesa redonda: Contribuições da Semiótica para o estudo das relações entre os textos verbais, não-verbais e artísticos
  Susan Petrilli (Universidade de Bari - Itália)
  Luciano Ponzio (Universidade de Salento- Lecce - Itália)
- 14h30 - 17h00 - Conferência: Filosofia da Linguagem e a Arte da Escuta
  Conferencista: Augusto Ponzio (Universidade de Bari - Itália)
  Mediador: Valdemir Miotello (UFSCar)


17 de Março
- 10h00 - 12h00: Reunião dos grupos de pesquisa GELEP & GEPEC

Organização:
GELEP (Grupo de Estudos da Linguagem e do Envelhecimento nas Patologias) – IEL/UNICAMP
GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada) – FE/UNICAMP
GEGE (Grupo de Estudos dos Gêneros)/UFSCar
Inscrições gratuitas: enviar e-mail manifestando interesse para: simposiobakhtin2010@gmail.com
IMPORTANTE:
- No dia 16 as palestras serão ministradas em italiano
- Haverá certificado para os participantes.

Apresentação:
Em novembro de 2010 foi realizado “I Simpósio: Contribuições de Bakhtin à Linguística e à Educação”, com a participação dos Profs. Drs. Augusto Ponzio e Susan Petrilli, da Universidade de Bari, Itália. O evento reuniu pesquisadores do IEL e da FE, professores das redes pública e particular de Campinas e região, dirigentes de ensino, dentre outros profissionais interessados pela temática. 
Augusto Ponzio e Susan Petrilli retornam ao Brasil, em 2012, acompanhados desta vez pelo Prof. Dr. Luciano Ponzio (artista plástico e pesquisador da Universidade de Salento-Lecce, Itália), no contexto das atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês de Março na UFSCar (São Carlos) e na UNESP (Araraquara). No dia 16 de Março (sexta-feira) estarão no IEL, participando de nosso II Simpósio.

Segue, abaixo, uma apresentação sintética dos três convidados.

Sobre os convidados:
Augusto Ponzio é professor titular de Filosofia da Linguagem e Linguística Geral na Universidade de Bari, Itália. Tem contribuído, como curador e tradutor, para a difusão - na Itália e também internacionalmente - dos trabalhos de Peter Hispanus, Mikahil Bakhtin, Emmanuel Levinas, Karl Marx, Ferruccio Rossi-Landi, Adam Schaff e Thomas Sebeok. Sua principal área de pesquisa inclui filosofia da linguagem, linguística geral, semiótica, teoria da comunicação, teoria da tradução e teoria da literatura. Publicou mais de 80 monografias, 400 artigos em periódicos científicos internacionais; traduziu e editou aproximadamente 90 volumes (livros). Segundo Geraldi (2008, p. 7, no prefácio da tradução brasileira de A Revolução Bakhtiniana, de Augusto Ponzio), “trata-se de um estudioso de longa data dos assuntos a que se dedicou Bakhtin, o que o situa entre outros autores já conhecidos do público brasileiro que se dedicaram à compreensão do pensador russo”. Sobre A Revolução Bakhtiniana, de Ponzio, Geraldi diz que “o leitor encontrará [no livro] um caminho seguro para realizar seu encontro com os vários Bakhtin que conhecemos ou desconhecemos. Somente um autor que conhece profundamente as temáticas bakhtinianas – e que jamais se limita a ler apenas a teoria que abraça – poderia escrever “A revolução bakhtiniana”.
Susan Petrilli é professora de Filosofia e de Teoria das Línguas na Universidade de Bari, Departamento de Práticas Linguísticas e Análise de Textos. Leciona Semiótica, teoria da tradução e estudos de Mídia. Tem contribuído, como curadora e tradutora, da difusão – na Itália e internacionalmente – do trabalho de Mikhail Bakhtin, Giorgio Fano, Charles Morris, Augusto Ponzio, Rossi-Landi, Thomas Szasz, Thomas Sebeok, Giovanni Vailati e Victoria Welby. Suas principais áreas de pesquisa incluem filosofia da linguagem, semiótica, linguística geral, teoria da comunicação, teoria da tradução, teoria da literatura, teoria da ideologia e teoria do sujeito. Publicou um numeroso conjunto de monografias, ensaios e artigos científicos em periódicos científicos internacionais e traduziu e editou muitos volumes.

Luciano Ponzio é artista gráfico e pesquisador de Semiótica da Universidade de Salento-Lecce. Seu principal campo de pesquisa é o da semiótica do texto artístico, em especial da produção de Kazimir Malevich, relacionada à estética de Bakhtin e à semiótica de Pierce.  Atualmente o foco de seu trabalho é a relação entre a escrita e a pintura e a relação entre a arte e a vida.