quinta-feira, 2 de maio de 2013

7º Seminário Educação e Leitura


Data: 11 a 14 de novembro de 2013 – Nata/RN
Praiamar Natal Hotel – Ponta Negra

ALB apóia este evento!

Apresentação

Educação e Leitura: desafios e criatividade

[é] através da percepção criativa,
mais do que qualquer outra coisa,
que o indivíduo sente
que a vida é digna de ser vivida.
Winniccot

Inventei um menino levado da breca para me ser.
Manoel de Barros
Quando nos reunimos, mais uma vez aqui em Natal-RN, para discutirmos a Educação e a Leitura, sentimo-nos duplamente gratificados. Primeiro, porque reencontraremos amigos; segundo, porque a realização de mais um Seminário Educação e Leitura (SEL) evidencia a consolidação do trabalho que temos realizado promovendo o debate de tema estratégico para o país.
Ao colocarmos em evidência a temática "desafios e criatividade", entendemos que o permanente embate no cotidiano das práticas em Educação está pleno de desafios que, por sua vez, geram estimulantes atitudes criativas. Ora, acreditamos que gestores preparados farão as mudanças profundas de que nossa educação precisa. Ora, investimos recursos em projetos que visam superar lacunas no modelo que implantamos nos sistemas. Ora, pensamos ser a qualificação do professor o aspecto a ser mais valorizado. Embates, desafios, problemas não nos faltam; e em igual dimensão e diversidade somos convocados a exercer nossa capacidade de criar, de recriar caminhos, atitudes, ideias para nos superarmos e superar os limites das condições que se nos apresentam. Inventar caminhos é também uma forma de criarmos nossa identidade e sustentarmos nossa dignidade de educadores, como enunciam nossas epígrafes.
Se, de um lado, ambicionamos uma educação em sintonia com os tempos atuais, de igual maneira nos perguntamos sobre valores que precisam permanecer: a conquista da autonomia de pensamento, o domínio das habilidades de ler, escrever, argumentar para darmos sustentação ao projeto mais ambicioso de formarmos novas gerações de jovens capazes de lidar com a diversidade, o local e o global; jovens com a devida empatia e sensibilidade para experimentar a alteridade sem perder sua subjetividade quando face aos problemas que enfrentarão.
Neste seminário, convidamos a todos os participantes: professores, pesquisadores, estudantes, gestores e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento deste país a colocarem suas ideias, suas reflexões, seus encaminhamentos e suas críticas a serviço de uma educação que busca criar seus próprios caminhos para os constantes desafios que surgem.
Como sabemos, é preciso cultivar os "grupos criativos" para que mantenham em contínuo processo de elaboração os projetos que desejamos realizar. A proposta deste 7º Seminário Educação e Leitura: desafios e criatividade é a de que, ao criarmos laços de afinidade, estejamos também estabelecendo um forte sentimento de pertencimento que nos coloque em estado de permanente estudo, companheirismo e criticidade para reinventarmos a educação, quaisquer que sejam os entraves que se nos apresentem.
Neste 7º Seminário Educação e Leitura, mantivemos os nove Grupos de trabalhos, que já se estruturaram em eventos anteriores e acrescentamos o Grupo de Trabalho "Educação e literaturas de língua portuguesa". Esse novo GT atende à demanda e especificidade de estudiosos do tema e, procura evidenciar as articulações contemporâneas que ocorrem com as diferentes nacionalidades, que têm na língua portuguesa seu território de realização. Foram também introduzidos os Simpósios coordenados por associações científicas, que assim se apresentam como parceiras do evento. Nesse sentido, o 7º SEL recebe a Associação de Leitura do Brasil (ABL) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) por meio do Grupo de Trabalho Leitura, Literatura Infantil e Juvenil. Procuramos atender ao pedido por mais minicursos, que passam a ser vinte, como espaço privilegiado de qualificação e arejamento de educadores em formação e em serviço, que têm assim a oportunidade de interlocução com especialistas de diferentes instituições do Brasil. Essa configuração é indicadora do papel nuclear que o Seminário Educação e Leitura e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte desempenham na rede das diferentes instituições e dos movimentos que se preocupam em investigar, discutir e promover a leitura no País.
O 7º Seminário Educação e Leitura é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sob a coordenação do grupo de pesquisa Educação e Linguagem e da linha de pesquisa Educação, linguagem e formação do leitor. Conta com o apoio das seguintes instituições: a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior – CAPES, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, a Fundação de Amparo e Pesquisa do Rio Grande do Norte – FAPERN e das associações científicas: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação; Associação Francofone Internacional de Pesquisas Científica em Educação – AFIRSE; Associação de Leitura do Brasil - ALB, Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística – ANPOLL (GT Leitura, Literatura Infantil e Juvenil); e das instituições de ensino superior: Universidade Federal do Ceará por meio do Departamento de Ciências da Informação; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UniFacex. Apoiam o 7º SEL os veículos de comunicação Revista FOCO – Nordeste; Portal AnoteRN.
O 7º SEL conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Centro de Educação da UFRN. Na sua organização e planejamento, contamos com o trabalho de colegas de equipe, alunos de graduação e de pós-graduação, funcionários e voluntários, que, com seu entusiasmo e competência, dão brilho e leveza a mais este evento.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a equipe organizadora do SEL, homenageando os 50 anos da experiência de Paulo Freire, desafiadora e criativa, de alfabetizar adultos em Angicos-RN, em 40 horas, sentem-se honrados em receber a todos para a realização deste 7º Seminário Educação e Leitura.
Aos participantes, agradecemos a presença e a alegria do encontro, desejando convivência harmoniosa, criativa e estimulante.

Sejam bem-vindos!


Marly Amarilha e equipe

Maiores informações: www.seminarioeducacaoeleitura.com.br

Nenhum comentário: