terça-feira, 27 de janeiro de 2015

VIII Seminário Internacional - AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

DESDE LOGO é preciso demarcar nosso entendimento sobre o que são movimentos sociais.
Nós os encaramos como ações sociais coletivas de caráter sócio-político e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas (CF. GOHN, 2008).
Na ação concreta, essas formas adotam diferentes estratégias que variam da simples denúncia, passando pela pressão direta (mobilizações, marchas, concentrações, passeatas, distúrbios à ordem constituída, atos de desobediência civil, negociações, etc.) até pressões indiretas.
Na atualidade, os principais movimentos sociais atuam por meio de redes sociais, locais, regionais, nacionais e internacionais ou transnacionais, e utilizam-se muito dos novos meios de comunicação e informação como a internet. Por isso exercitam o que Habermas denominou de o agir comunicativo. A criação e o desenvolvimento de novos saberes, na atualidade, são também produtos dessa comunicabilidade (GOHN, 2011, P. 335-336)

Estão abertas as inscrições para o nosso “VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: movimentos sociais e educação”. O evento acontecerá na UERJ de 08 a 11 de junho de 2015. O envio de trabalhos poderá ser realizado até 13 de abril de 2015.

Nenhum comentário: