sábado, 26 de novembro de 2016

5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental


Tipo: Mostra
Data:
01/12/2016 - 14:00 a 17:00
Local:
Casa do Lago da Unicamp
Convidados:
  • Luciano Pereira (FE-Unicamp)
  • Vitor Hugo Toni (IE-Unicamp)
Realização:
Ecofalante
Apoio:
Associação dos Docentes da Unicamp (ADUnicamp), Casa do Lago da Unicamp e Unicamp
A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, maior festival de cinema com essa temática no Brasil, chega à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no dia 8 de novembro com um projeto inédito. Até 1º de dezembro, a cidade universitária recebe, em dois locais de exibição, 16 sessões de filmes e seis debates com docentes e pesquisadores da instituição. A programação é gratuita e aberta para estudantes, funcionários e público geral.
Os filmes foram selecionados por professores do Instituto de Economia (IE), da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e do Núcleo de Estudos de População (NEPO). São produções contemporâneas, de diversos países, que conversam diretamente com temas pesquisados na universidade, especialmente relacionados às cidades, como especulação imobiliária, planejamento urbano, gestão de recursos hídricos, expansão do agronegócio, automatização nas relações de trabalho, mudanças climáticas, entre outros. As sessões acontecem na Casa do Lago e no auditório da Adunicamp.
Fechando o circuito teremos duas sessões de A Experiência Cecosesola. O filme nos apresenta Cecosesola, uma cooperativa na Venezuela que funciona há maus de 50 anos num sistema de auto-gestão, sem hierarquias, salários iguais e rotatividade de cargos. Atualmente envolve mais de 1200 associados e gere supermercados populares, feiras, transporte, serviços funerários e outras cooperativas. Na sessão das 14h, Luciano Pereira, professor na Faculdade de Educação da Unicamp, e Vitor Hugo Tonin, doutorando no IE, participam do debate com o público.


Nenhum comentário: