Tipo: Seminário
Data: 17/07/2017 - 09:00 a 19/07/2017 - 16:15
Período de inscrições: 04/02/2017 - 08:00 a 14/07/2017 - 23:00
Local: Faculdade de Educação da Unicamp
Realização: Grupo de Sábado (GdS/FE-Unicamp) e Grupo de Pesquisa (PraPeM/FE-Unicamp)
Maiores Informações: https://www.cempem.fe.unicamp.br/shiam
Tema
Estudos e problematizações de aulas como alternativas ao desenvolvimento profissional docente e à melhoria do ensino e da aprendizagem matemática.
Objetivos
- Compartilhar, discutir e sistematizar experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, desenvolvidas em diferentes localidades e regiões do Brasil, em todos os níveis de ensino, explicitando e problematizando os múltiplos sentidos e perspectivas das práticas de ensinar aprender matemática na escola básica;
- Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos e possibilidades ao ensino e à aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio;
- Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na escola básica;
- Compreender e discutir a metodologia Lesson Study como alternativa e possibilidade de desenvolvimento profissional do professor, de pesquisa do professor sobre sua própria prática e de melhoria do ensino e da aprendizagem da matemática na escola básica, envolvendo suas três principais fases: planejamento colaborativo das aulas; implementação, observação e registro das aulas; e reflexão e análise colaborativa das aulas desenvolvidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário