segunda-feira, 15 de março de 2010

Fórum Permanente Desafios do Magistério - Biblioteca e Leitura: a questão da mediação

FÓRUM PERMANENTE DE DESAFIOS DO MAGISTÉRIO


Biblioteca e Leitura: a questão da mediação


Responável:
Lilian Lopes Martin da Silva
Grupos de Pesquisa: ALLE, AULA e GPPL
Data: 15 de Abril de 2010
Local: Centro de Convenções da Unicamp

Temos acompanhado, ao longo dos últimos anos, o esforço dos setores de governo no desenvolvimento de bibliotecas escolares, sobretudo através da distribuição de acervos selecionados. O Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE) é hoje uma ação consolidada, movimentando o setor editorial e agregando à essa questão o trabalho dos avaliadores das obras. À despeito dessas ações, temos acompanhado também a dificuldade das instituições escolares em conseguir acolher e disponibilizar adequadamente esse material, tornando possível o acesso aos livros em espaços e ambientes próprios e equipados, com responsáveis integrados ao mundo da leitura, do livro, da informação, como também ao currículo e ao público escolar, de modo a tornar a leitura, uma prática interessante e rotineira na escola.

Mais recentemente, a esse programa de organização, seleção e distribuição de acervos, se soma o desafio da formação daqueles que vão atuar entre os livros e os leitores. Os chamados ‘mediadores’.

Bibliotecários....professores.....educadores....licenciandos.....agentes e promotores de leitura.....enfim, diferentes figuras que precisam, não só aprender as formas de atuação na relação com os objetos dados a ler e os leitores, mas a compreender o valor e significado desse trabalho para a formação desses leitores e o desenvolvimento da leitura.

Nesse sentido, temos acompanhado a criação e proposição de váris programas e projetos especiais - locais, estaduais e federais - de formação de mediadores em leitura: cursos - presenciais e à distância; oficinas; congressos - versando sobre temas como: linguagem e cultura; leitura de linguagens verbais e não verbais (cinema, teatro, música, literatura, dança, arquitetura, hipermídia, cibercultura) e modos de trabalho com distintos públicos.

O Grupo de Pesquisa ‘Alfabetização, Leitura e Escrita’ vê essa ação como uma das mais importantes e busca contribuir para esse debate.

O Realizador: CGU - Coordenadoria Geral da Universidade

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