quarta-feira, 3 de março de 2010

Suspenso o Cilelij

O Boletim do PNLL - Plano Nacional do Livro e Literatura divulgou a decisão da Direção do Congresso Ibero-americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil - Cilelij, no Chile, de suspender a sua realização mediante a catástrofe sofrida pelo terremoto dia 27/02. O período do evento era de 24/02 a 28/02, conforme postado no blog em 05/02. O Congresso contou com mais de 400 participantes de 16 países e ninguém sofreu nenhum dano pessoal. Do Brasil estavam escritores, ilustradores e pesquisadores entre eles Lygia Bojunga, Ana Maria Machado, Angela Lago e Marisa Lajolo assim como funcionários do alto escalão do MEC e do MinC entre eles o secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto.
Edição nº 196 - 01 a 07/03/2010

Terremoto no Chile interrompe o Cilelij

Na semana passada, mais de 400 pessoas de 16 países participavam no Chile dos debates sobre as novas perspectivas e tendências da literatura infantil e juvenil. Mas diante da catástrofe provocada pelo terremoto ocorrido na madrugada de sábado, dia 27, em solidariedade com os falecidos, suas famílias e todo o povo chileno, e seguindo as instruções do Governo do Chile, a Fundação SM e a Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus, organizadores do I Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil , decidiram suspender a sua realização.

Cilelij II

Os participantes e expositores do evento, todos eles autores, ilustradores e especialistas em literatura infantil e juvenil, provenientes de 16 países de Ibero-América, não sofreram danos pessoais. Suas necessidades mais imediatas foram atendidas pela organização do encontro. Alguns dos autores relatavam os encontros e palestras do Cilelij no ¡Miau! El blog de Cuatrogatos. Agora, quando conseguem conexão à internet, comentam a situação que aflige todo o Chile.

Cilelij III

Cerca de 40 brasileiros participavam do encontro. Entre estes, duas brasileiras ganhadoras do prêmio Hans Christian Andersen, Lygia Bojunga e Ana Maria Machado, que também é membro da Academia Brasileira de Letras. Estavam também em Santiago, escritores e ilustradores, funcionários do alto escalão do MEC e do MinC, dentre eles, o secretário executivo do PNLL, José Castilho Marques Neto, além de pesquisadores e especialistas em literatura brasileira, bem como os promotores de importantes ações de incentivo à leitura. Todos passam bem e contam com apoio da embaixada brasileira para providenciar o retorno ao país. Acompanhe as informações online em http://twitter.com/_PNLL

Cilelij IV

A abertura do Cilelij contou com a participação dos escritores Antonio Skármeta (Chile) e Juan Villoro (México), que discorreram sobre o tema “Somos o que lemos”. Ana Maria Machado ressaltou a necessidade imperiosa de que “os professores leiam mais criticamente”. Lygia Bojunga surpreendeu a todos com uma abordagem não prevista de seu poema sobre “o livro”, incorporado pelo IBBY. José Castilho Marques Neto apresentou as políticas governamentais para promoção do livro e da leitura no Brasil. A ilustradora Angela Lago mostrou trabalhos brasileiros representativos de sua área. A editora Dolores Prades abordou a história da editoração infanto-juvenil da America Latina e Caribe. E Marisa Lajolo apresentou Monteiro Lobato para os autores, pesquisadores, editores ibero americanos. A palestra de Peter O'Segae foi cancelada com a interrupção do congresso.

Nenhum comentário: