sexta-feira, 21 de maio de 2010

Oficina de capacitação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Campinas

O Ministério da Educação e Cultura (MEC), com apoio do Compromisso Campinas pela Educação (CCE), promove nesta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22 de maio respectivamente, em Campinas, a oficina de capacitação de Mobilizadores Sociais pela Educação.

Os participantes recebem orientações sobre os sistemas de consulta de informações da Educação disponibilizados no portal eletrônico do MEC. As buscas referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) e à Prova Brasil serão evidenciadas.
A partir do conhecimento dos índices educacionais que retratam a qualidade da educação oferecida nas unidades e redes de ensino de suas comunidades, os mobilizadores participantes das oficinas traçam o Plano de Ação que deverá ser implementado contando com o protagonismo das famílias e educadores.
Como material de apoio ao trabalho de mobilização, o MEC disponibiliza a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A publicação fomenta a reflexão sobre o tema em pauta e apresenta dicas simples e eficientes que buscam estimular a participação das famílias na educação dos filhos. Com isso pretende-se que haja melhor aproveitamento escolar dos estudantes.
Desde o seu lançamento, em maio de 2008, o Plano de Mobilização Social pela Educação tem conquistado, entre outros segmentos, a parceria de igrejas, organizações não governamentais (ONGs), entidades de representação, empresas, secretarias municipais e estaduais de educação, fóruns dos conselhos municipais e estaduais de educação, conselhos tutelares e setores governamentais.
A equipe do MEC e os representantes desses setores têm buscado, em mais de mil municípios brasileiros e com a participação de cerca de 5 mil mobilizadores, despertar a consciência da sociedade sobre o necessário comprometimento de todos a fim de garantir educação de qualidade para crianças e adolescentes.


Datas: 21 e 22 de maio
Local: Hotel Shelton - Rua Antônio Luchiari, 900, Distrito Industrial, Campinas-SP

Programação - Sexta-feira
10h
– Credenciamento -Abertura / 12h – almoço / 13h – oficina / 16h30 – coffee break / 18h – término
Sábado - 8h – oficina / 12h – almoço / 13h30 – oficina / 16h30 – coffee break / 18h – término

Estrutura Básica da formação oferecida na oficina:
• Abertura
• Dados da educação no Brasil
• Por que mobilizar?
• Importância do envolvimento familiar na educação dos filhos
• Importância do envolvimento da comunidade
• Desafios para a interação família-escola
• O Plano de Mobilização Social pela Educação – lógica e objetivos
• Panorama da educação no Brasil – organização da educação no Brasil e transformando a situação: principais programas
• Sistemas de informação (Portal do MEC, do INEP, do FNDE)
• Elaboração, pelos participantes, de planos específicos de mobilização direcionados aos públicos com os quais interagem

Informações:
CCE: http://www.compromissocampinas.org.br/ ou (19) 3794-3511/3512
Mobilização Social pela Educação: http://mse.mec.gov.br/ e http://familiaeducadora.blogspot.com/

Nenhum comentário: