segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cátedra Unesco de Leitura

A Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio é um centro especializado em pesquisa, ensino e extensão sobre leitura e formação do leitor. Para a UNESCO “as cátedras são instâncias de produção e difusão de conhecimento e podem contribuir de forma significativa para ampliar a relevância das prioridades estabelecidas para o país [...] agregando valor e contribuindo para o desenvolvimento nacional”.
Esta Cátedra é interdisciplinar e concebe a leitura como prática em múltiplas linguagens e fundamento para aprendizagens e circulação de saberes. Portanto, compreende a leitura como prática cultural potencializadora de reflexões e experiências que visam à construção de uma sociedade leitora, pelo exercício da palavra, enquanto instaurador do pensamento crítico.
Está na base política, teórica e metodológica de nossas práticas, a integração entre vários agentes e instituições, a articulação entre comunidades, pesquisadores e acadêmicos em redes de benefícios mútuos de interação com regiões e culturas elaborando em conjunto reflexões, metodologias e práticas com a finalidade de diminuir as lacunas sociais.
As atividades da Cátedra se desenvolvem em cinco eixos principais: BLIJ ( Biblioteca de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil); ELO ( Estação de Leitura On-line); RELER (Rede de Estudos Avançados em Leitura); Políticas de Leitura ( Grupo interdisciplinar para assessoramento de atividades públicas); Práticas Leitoras (Estratégias e metodologias para fomentar a leitura em seus diferentes suportes).
Conheça mais sobre essa importante trabalho:

Nenhum comentário: