segunda-feira, 16 de maio de 2011

Conferência na FE/USP "Pedagogia - a terceira margem do rio" com o Prof. António Nóvoa

Conferência "Pedagogia - a terceira margem do rio" com o Prof. António Nóvoa Data: 20 de maio (6ª-feira) às 19h30 Local: Auditório da Faculdade de Educação da USP
Local: Auditório da Faculdade de Educação (FE) da USP, Av . da Universidade, 308, Bloco B, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Via internet transmissão ao vivo em:
www.iptv.usp.br
Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), tel. (11) 3091-1678.
Promoção: Grupo "Temas Atuais de Educação" do IEA, sob coordenação da professora Maria Helena Patto.

Reproduzimos abaixo algumas das informações que constam do site do IEA.

EDUCAÇÃO: A pedagogia como a terceira margem, segundo António Nóvoa

Reitor da Universidade de Lisboa desde 2009, Nóvoa é professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação daquela universidade. É doutor em ciências da educação pela Universidade de Genebra (Suíça) e em história pela Universidade Paris-Sorbonne (França). Nóvoa é especializado em história da educação e educação comparada. Publicou mais de uma centena de trabalhos científicos em diversos países da Europa e das Américas.

Nóvoa considera a pedagogia, por definição, a terceira margem: "E, no conto de Guimarães Rosa, a terceira margem é o próprio rio, bela metáfora da viagem, da descoberta". E para essa viagem é preciso ter vistas largas e um pensamento que não se feche nas fronteiras do imediato, nem na ilusão de um futuro mais-que-perfeito, segundo ele. "À maneira de Reinhart Koselleck [1923-2006, historiador alemão], interessa-me compreender o modo como o passado está inscrito na nossa experiência atual e como o futuro se insinua na história presente".

"Não vale a pena fecharmo-nos num pensamento dicotômico, tão do agrado da cultura midiática, que nos asfixia e empobrece a razão: a pedagogia não se reconhece numa margem nem na outra, muito menos numa disputa entre elas". A afirmação é do pedagogo português António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, que faz no dia 20 de maio, às 19h30, na Faculdade de Educação (FE) da USP, a conferência "Pedagogia: a Terceira Margem do Rio".

Nenhum comentário: