quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Processo Seletivo do Mestrado Stricto Sensu em Ciências da Linguagem da Univás

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Mestrado Stricto Sensu em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de novembro de 2011 (até o dia 25 pelo correio) e as provas serão realizadas de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2011. 

Site da Univás: www.univas.edu.br 
Mestrado Stricto Sensu em Ciências da Linguagem 
Universidade do Vale do Sapucaí - Univás 
Processo Seletivo 2011 
Curso recomendado pela CAPES 

Inscrições: De 20 de outubro a 28 de novembro 
Prova escrita e entrevistas: De 30 de novembro a 2 de dezembro 

A linguagem, a partir de estudos que aliam o conhecimento da língua com o sujeito que a pratica, a história, a ideologia e a sociedade, ocupa uma posição básica na compreensão de qualquer objeto das ciências humanas e sociais, em primeira instância, mas também das ciências em geral. Isso porque se passa a compreender que a linguagem não é transparente e sua compreensão é fundamental para o entendimento de qualquer objeto científico. Essa mudança de posição, de um lugar periférico para uma posição estruturante do conhecimento, demanda estudos da linguagem que venham ocupar essa posição necessária no desenvolvimento de novos instrumentos científicos, próprios para o saber e a descoberta, que reclamam gestos de interpretação, de significação. Os estudos que vêm ocupar esse lugar são os discursivos, isto é, aqueles que pensam a linguagem como fato social, no processo histórico, em uma conjuntura em que linguagem, tecnologia, ciência e política se articulam. 

O conhecimento da relação linguagem e sociedade é fundamental para a elaboração das formas de conhecimento que são hoje uma exigência para uma relação efetiva entre a universidade e a sociedade. Isso porque leva em conta a natureza plural dos conhecimentos e a relação da ciência com sua história, uma vez que intervém com a compreensão do próprio discurso em que esta ciência se constitui e sua necessidade para a vida social. Em uma forma de sociedade em que cada vez mais se reconhece o nosso sujeito sócio-histórico como um sujeito de conhecimento – seja porque produz ciência, seja porque a consome – o saber elaborado sobre o discurso da ciência é necessário para qualquer cientista, para qualquer educador. E é isto que os estudos discursivos disponibilizam, tornando o cientista e o educador – seja qual for seu domínio de conhecimento – não um sujeito onisciente, mas um sujeito apto a refletir sobre seus próprios instrumentos e trabalhar com mais qualidade seu próprio objeto e com seus aprendizes. 

Coordenação 
Profa. Dra. Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi 
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (1964), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1970), doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Paris/Vincennes (1976). Foi docente na USP de 1967 a 1979, onde ensinou Filologia Românica, Linguística, Sociolinguística e Análise de Discurso (com destaque para a questão do discurso pedagógico). Depois, atuou como docente do Departamento de Linguística do IEL, na Unicamp, de 1979 a 2002. Atualmente é professora colaboradora do IEL da Unicamp, além de professora e coordenadora do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí. É autora de mais de 100 artigos e 12 livros no Brasil e no exterior, entre eles: A Linguagem e seu Funcionamento; O Que é Linguística?; Discurso e Leitura; Vozes e Contrastes; Palavra, Fé, Poder; Terra à Vista; Discurso e Texto; A Cidade dos Sentidos; Interpretação; Análise de Discurso: princípios e procedimentos; e Língua e Conhecimento Linguístico. A autora ganhou, em 1993, o prêmio Jabuti em Ciências Humanas com o livro As Formas do Silêncio. Este livro foi traduzido para o francês em 1997; o livro Terra à Vista também ganhou sua versão francesa, em 2011. 

Área de Concentração do Mestrado em Ciências da Linguagem
Linguagem e Sociedade 
Linhas de Pesquisa 
Análise de Discurso; Língua e Ensino 

Público-Alvo: Graduados em Linguística, Letras, História, Ciências Sociais e Políticas, Filosofia, Artes, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Psicologia, Educação, Direito e Teologia. 

Inscrições:  As inscrições podem ser feitas na universidade ou enviadas pelo correio. Se enviadas pelo correio, as inscrições devem ser postadas até 25 de novembro. 

Procedimentos 
1. Preencher o formulário de inscrição. Após o preenchimento do formulário, será gerado um boleto para o pagamento da inscrição. Link para o Formulário de inscrição: http://www.univas.edu.br/univas/pos-graduacao/Cad_Proc_Sel_Inscricoes_Pos_1.asp 
2. Pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 125,00 (10% do valor da mensalidade). 
3. Anexar uma cópia do formulário preenchido e o comprovante de pagamento aos documentos requeridos para a inscrição. 
4. Entregar a documentação diretamente na Secretaria de Pós-Graduação (de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.) ou pelo correio. 

Documentos requeridos 
- Formulário de inscrição preenchido; 
- Cópia autenticada do diploma de graduação (ou equivalente); 
- Cópia autenticada do histórico escolar; 
- Curriculum vitae; 
- Cópia dos documentos pessoais (RG e CPF); 
- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição. 

Endereço para envio da documentação: Secretaria de Pós-Graduação 
Universidade do Vale do Sapucaí - Unidade Fátima 
Av. Pref. Tuany Toledo, 470 – Bairro Fátima I - Pouso Alegre – MG - CEP 37550-000 
Contato: Secretaria de Pós-Graduação - (35) 3422-8143 

Avaliação 
- Prova escrita sobre questões relativas ao Programa (segue abaixo a Bibliografia exigida) 
- Entrevista 
- Análise do histórico escolar ou curriculum vitae dos candidatos 
- Exame de proficiência em língua estrangeira (inglês ou francês) 

Bibliografia 
ORLANDI, Eni. O que é linguística? São Paulo: Editora Brasiliense, 1986. 
BENVENISTE, Émile. "Da subjetividade na linguagem". Problemas de Linguística Geral I. Campinas: Editora da Unicamp; Pontes, 1995, 4. ed, pp. 284-293. 
ORLANDI, Eni. Discurso e Leitura. São Paulo: Cortez; Editora da Unicamp, 1999, 4 ed. 
MALDIDIER, Denise. A Inquietação do Discurso. (Re)ler Michel Pêcheux Hoje. Campinas: Pontes, 2003. 
PECHÊUX, Michel. "Análise Automática do Discurso (AAD-69)". Em: GADET, Françoise & HAK, Tony (Orgs.) Por uma Análise Automática do Discurso. Uma Introdução à Obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1997, pp. 61-161. 


Mais informações sobre o Mestrado em Ciências da Linguagem 
Site da Univás: www.univas.edu.br 

Duração: Mínimo de 18 meses e máximo de 30 meses. 
Carga horária: 450 horas (30 créditos), sendo 24 créditos em disciplinas obrigatórias e 6 créditos referentes à Dissertação de Mestrado. 

Início das aulas: 24 de fevereiro de 2012 
Inscrições para Alunos Especiais: 30 de janeiro a 4 de fevereiro de 2012 
Matrícula para Alunos Especiais: De 6 a 11 de fevereiro de 2012

Nenhum comentário: