O ELLUNEB
Desde sua 1ª edição, a
leitura literária sob a mira da escola: espaços e percursos, em 2005, tem se
constituído num espaço singular de debate entre pesquisadores, estudantes
universitários e professores da Educação Básica para socializar resultados de
pesquisas e projetos de extensão na área da leitura, literatura, histórias de
leitura e processos formativos. Entre discursos, práticas e mediações em
espaços de leitura e literatura; Leituras e linguagens: textos em movimento,
suas 2ª e 3ª edições, alinhando-se ao PPGEL, ao PPGEduc e à UNIJORGE, visaram o
intercâmbio e entrada de novas parcerias, com escritores e pesquisadores de
outros estados e centros de pesquisa. Nessas últimas edições, sua programação
incluiu dois concursos: um, para dar visibilidade a relatos de experiências de
leitura inovadoras, realizadas em diversos espaços socioeducativos (Prêmio
Paulo Freire), e outro de estímulo à criação artística (Prêmios Guido Guerra e
Henfil).
OBJETIVO
O 4º Encontro de Leitura e Literatura da UNEB tem por missão socializar os resultados de estudos acadêmicos desenvolvidos pelos integrantes dos grupos de pesquisa dos programas de pós-graduação parceiros desse evento, promovendo um diálogo com pesquisadores de outras instituições, com estudantes de pós-graduação, de graduação e com professores da Educação Básica. No rastro das muitas produções e estudos acadêmicos, eventos nacionais e internacionais, campanhas e projetos no âmbito da leitura e da literatura, o 4º ELLUNEB busca dar continuidade às ações que articulam a pós-graduação e a graduação, no sentido de fortalecer, na área de linguagens, sobretudo na esfera da leitura, da literatura e da educação, as relações entre ensino, pesquisa e extensão.
FINALIDADE
O 4º Encontro de Leitura e Literatura da UNEB vem dar continuidade aos debates iniciados em 2005 e às ações que integram e articulam os cursos de pós-graduação e graduação e a Educação Básica, no sentido de fortalecer, no campo da leitura, da literatura e da educação, as relações entre ensino, pesquisa e extensão. Esse evento reúne pesquisadores que atuam nas áreas de linguagem, formação de leitor, autobiografia, oralidades, literaturas marginais, vertentes que transitam em diferentes registros estéticos e culturais. A realização periódica do Encontro vem tornando-se um marco ao abrir o debate acerca das práticas culturais de leitura e de outros sistemas simbólicos de interpretação cultural e suas múltiplas possibilidades de produção de sentidos na contemporaneidade. Os trabalhos desenvolvidos nos diversos espaços formativos pretendem potencializar as parcerias colaborativas, apontando para a importância de se partilhar saberes e experiências.
OBJETIVO
O 4º Encontro de Leitura e Literatura da UNEB tem por missão socializar os resultados de estudos acadêmicos desenvolvidos pelos integrantes dos grupos de pesquisa dos programas de pós-graduação parceiros desse evento, promovendo um diálogo com pesquisadores de outras instituições, com estudantes de pós-graduação, de graduação e com professores da Educação Básica. No rastro das muitas produções e estudos acadêmicos, eventos nacionais e internacionais, campanhas e projetos no âmbito da leitura e da literatura, o 4º ELLUNEB busca dar continuidade às ações que articulam a pós-graduação e a graduação, no sentido de fortalecer, na área de linguagens, sobretudo na esfera da leitura, da literatura e da educação, as relações entre ensino, pesquisa e extensão.
FINALIDADE
O 4º Encontro de Leitura e Literatura da UNEB vem dar continuidade aos debates iniciados em 2005 e às ações que integram e articulam os cursos de pós-graduação e graduação e a Educação Básica, no sentido de fortalecer, no campo da leitura, da literatura e da educação, as relações entre ensino, pesquisa e extensão. Esse evento reúne pesquisadores que atuam nas áreas de linguagem, formação de leitor, autobiografia, oralidades, literaturas marginais, vertentes que transitam em diferentes registros estéticos e culturais. A realização periódica do Encontro vem tornando-se um marco ao abrir o debate acerca das práticas culturais de leitura e de outros sistemas simbólicos de interpretação cultural e suas múltiplas possibilidades de produção de sentidos na contemporaneidade. Os trabalhos desenvolvidos nos diversos espaços formativos pretendem potencializar as parcerias colaborativas, apontando para a importância de se partilhar saberes e experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário