debate que se inscrevem os artigos desta coletânea, que
reúne trabalhos apresentados no 18º Congresso de Leitura do Brasil (2012), no
VI COPEDI - Congresso Paulista de Educação Infantil e II Congresso
Internacional de Educação Infantil (2012). - Ana Lúcia Horta Nogueira
............................................
Este livro abre as portas para uma profunda discussão sobre
a educação das infâncias sem antagonizar o lúdico e as culturas da escrita,
fazendo desconstruções necessárias (como alerta uma das autoras, Miriam Noal),
indo além da escolarização e deixando brechas para estar “aquém da Pedagogia”
(parafraseando César Pereira Leite). Vivendo este momento de crise e de riscos
na Educação Infantil, este livro é oportuno e relevante para nossas lutas em
defesa dos direitos das crianças e para o aprofundamento das diferenças,
denunciando e propondo a superação das desigualdades. Concordo com o arquiteto
catalão Cezar Muñoz quando diz que para criar o novo de que tanto necessitamos,
AS CRIANÇAS SÃO IMPRESCINDÍVEIS. Diz ele que o bom educador e a boa educadora
são exatamente aqueles/as que não se esqueceram que foram crianças. (...)
Recomendo vivamente a leitura deste livro a todos e todas que querem participar
da criação do novo, que escutam o grito do mundo! - Ana Lúcia Goulart de Faria
SUMÁRIO
Apresentação, Ana Lúcia Horta Nogueira.
Prefácio, Ana Lúcia
Goulart de Faria.
1. Da imaginação ou uma borboleta saindo do bolso da
paisagem, Davina Marques e Ivânia Marques.
2. Grafismo infantil: antes de as
crianças falarem, Marcia Aparecida Gobbi.
3. Crianças pequenas indígenas:
brincadeiras que são gritos, Mirian Lange Noal.
4. A escrita e suas dificuldades:
a experiência do trabalho em grupo em contexto não escolar, Adriana Lia
Friszman de Laplane, Ivani Rodrigues Silva e Angélica Bronzatto de Paiva e
Silva.
5. Processos de alfabetização para quem? – tensões históricas e desafios
atuais, Cecilia M. A. Goulart.
6. Eventos de letramento na Educação Infantil: o
interesse das crianças pela leitura e escrita, Vanessa Ferraz Almeida Neves e
Sara Mourão Monteiro.
7. Propostas curriculares para a Educação Infantil:
orientações sobre a alfabetização e o letramento das crianças, Ana Carolina
Perrusi Brandão e Telma Ferraz Leal.
8. Leituras de fontes para história da
infância e da educação, Ana Cristina do Canto Lopes Bastos, José
Fernando Teles da Rocha e Maria das Graças Sandi Magalhães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário