Por uma revolução no campo da formação de professores
As duas décadas finais do século XX e a década inicial deste século XXI foram marcadas por importantes movimentos nas políticas e nas práticas de formação de professores no plano internacional e também no plano nacional. Concepções e proposições inovadoras se multiplicaram, debates sobre suas implicações e possibilidades se intensificaram, sem que, no entanto, uma prática mais consistente e avançada tenha, efetivamente, se implantado e se consolidado. Como em muitos outros aspectos da questão educacional, há uma enorme produção teórica indicando caminhos, mas que não tem repercussão em realizações necessárias e desejadas.
É preciso reconhecer que os programas de formação de professores ainda não se constituem em objetos de trabalho prioritários no campo do ensino superior, sendo extremamente reduzido o número de programas de formação que integrem as ações das universidades com as experiências de trabalho das escolas de educação básica. É preciso reconhecer também que problemas do próprio campo de formação de professores permanecem em aberto sem que se vislumbre em curto prazo medidas efetivas para sua solução. É esse o caso da ausência dos próprios professores nos processos de formação. Esta é quase sempre externa ao exercício profissional da função, o que faz com que a voz e a experiência dos professores em ação não sejam consideradas nos processos de formação de novos professores. A essa ausência do conhecimento docente associam-se ainda problemas institucionais como a reduzida participação das escolas de educação básica nos processos de formação de seus futuros profissionais.
É este o momento de uma profunda transformação nos processos de formação de professores para a educação básica no Brasil e também nos critérios de análise e de reflexão a seu respeito. O objetivo do II Congresso Nacional de Formação de Professores e do XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores é o de contribuir significativamente para a compreensão e a superação dessa problemática. Seu tema central: “Por uma revolução no campo da formação de professores” expressa essa intenção e essa necessidade.