sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

ALB divulga e apoia o livro LITERATURA NA ESCOLA: da concepção à mediação do PNBE de Flávia Brocchetto Ramos


Uma política pública não pode alcançar êxito apenas com a distribuição de livros às escolas; é necessário também que se formem professores-leitores, capazes de instrumentalizar os estudantes para a vivência da leitura autônoma de obras literárias, respeitando as especificidades do gênero literário em questão.

As estratégias mencionadas pelas escolas para apresentar o acervo recebido sinalizam um grande potencial de incentivo à leitura. Entretanto, não é evidenciada uma articulação entre os diferentes segmentos responsáveis pela educação como também pelos mediadores de leitura. Se há apenas divulgação entre alunos, como os professores poderão planejar atividades com o acervo? E se a divulgação ocorre apenas entre docentes, como incentivar a autonomia de escolha pelos alunos? Daí a importância da divulgação para toda a comunidade escolar e o caráter essencial da integração entre o trabalho do professor das turmas e daquele que atua na biblioteca. Como muitas escolas possuem recursos humanos e financeiros escassos, constatamos a necessidade de articulação entre os diversos governos (federal, estaduais e municipais), a fim de planejar estratégias de capacitação profissional que auxilie a construção de ações eficientes, nesse caso, para a leitura literária