quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Dimensões da Utopia - História e Topografia de uma Ideia

Duração do curso: 20 horas
LOCAL: Sala dos Colegiados do IEL

Ementa:
Aula 1 - 15/09/2015 - Realismo e utopia nos inícios do pensamento político moderno ou, por que Platão não era utópico
Aula 2 - 22/09/2015 - Espaço e política
Aula 3 - 29/09/2015 - Antropotécnica e política
Aula 4 - 06/10/2015 - Utopia hoje: da meritocracia às invasões zumbis
A utopia, mais do que o título de um livro publicado em 1516, tornou-se, na cultura moderna, uma questão que se traduziu em projetos sociais, políticos, arquitetônicos e outros. Este curso explorará os modos pelos quais o debate sobre a utopia tem se dado, tanto nos processos de mudanças políticas quanto na emergência de uma semântica abstrata.
Ao longo dos últimos cinco séculos, muito se debateu sobre o papel da imaginação na política e na literatura e se, e em que maneiras, a imaginação deveria servir à política e à religião, ou ser por elas conduzida.
O curso enfocará três dimensões da utopia - projeto social, projeto espacial e projeto antropotécnico - por meio da análise de vários problemas filosóficos decorrentes da reflexão sobre novos espaços de esperança, incluindo-se a relação entre espaço e desejo, a racionalidade de novos projetos espaciais e a questão da representação política. A partir da leitura de clássicos dos séculos XVI ao século XX, serão desenvolvidas estas e outras questões que dizem respeito aos espaços metropolitanos, aos novos estados e comunidades, à objetivação na literatura utópica, a alguns argumentos críticos em relação à utopia e à representação distópica que caracteriza a imaginação contemporânea.

http://www.iel.unicamp.br/destaques/nota485.php

O curso será ministrado em inglês

Matrículas e inscrições gratuitas: eventos@iel.unicamp.br

Nenhum comentário: