sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Fórum: Ser criança e adolescer em uma sociedade desigual



14 e 15 de Setembro de 2015
Sobre o Evento
O título do evento já nos coloca a necessidade de perguntas: o que é ser criança? o que é ser adolescente? como é deixar de ser criança e se transformar em adolescente?
O ideário dominante parece entender que as crianças - todas as crianças, sem distinção de inserção social, de etnia, de valores, de acesso a cultura, pois o ideário dominante também faz acreditar que existe simplesmente “a criança”, “a infância” – vivem em um mundo mágico e maravilhoso, feito de sonhos e fantasias, regado a sorvetes e chocolates. Do mesmo modo, os adolescentes (todos os adolescentes) são rebeldes, descompromissados, bagunceiros, alegres, extrovertidos, atrevidos.
Assim, a infância seria o melhor período da vida, o paraíso que será inevitavelmente perdido, suplantado por uma época de crises, conflitos e aborrecimentos. Porém, essa é apenas uma ideia superficial e equivocada, apesar de bastante enraizada na mente dos adultos. Adultos que, por sinal, esquecem do que sentiam, pensavam, desejavam, quando eram eles mesmo crianças e adolescentes.

Nenhum comentário: