sábado, 19 de novembro de 2016

Documentário baseado em tese da FE pode concorrer ao Oscar.

Menino 23 - Infâncias perdidas no Brasil  retrata a trajetória de meninos negros submetidos ao trabalho escravo em fazenda paulista


  • Imagem: Globo Filmes
  • Capa do documentário. Imagem: Globo Filmes
"Menino 23 - Infâncias perdidas no Brasil" é uma das produções a disputar a indicação ao Oscar 2017 na categoria documentários.  O filme retrata a trajetória de cinquenta meninos negros submetidos ao trabalho escravo nos anos 1930 em uma fazenda no interior do estado de São Paulo simpática ao ideário nazista. Ele conta com depoimentos inéditos de dois dos sobreviventes - Aloísio Silva, o "menino 23", e Argemiro Santos. 

Produzido por Belisário Franca, o documentário é baseado na pesquisa de doutorado de Sidney Aguilar Filho "Educação, autoritarismo e eugenia: exploração do trabalho e violência à infância no Brasil (1903-1945)", realizada na FE-Unicamp sob orientação da professora Ediógenes Aragão Santos.

A lista de indicados ao Oscar 2017 deve ser divulgada em 24 de janeiro.



SINOPSE

A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados. Lá, passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país, e que não escodia sua simpatia pelo ideário nazista. Aos 83 anos, dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloísio Silva (o “menino 23”) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o “Dois”), revelam suas histórias pela primeira vez.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Belisario Franca
Roteiro: Bianca Lenti, Belisario Franca
Direção de Fotografia: Thiago Lima, Mário Franca
Direção de Arte: Rogério Costa
Edição: Yan Motta
Som: Ivanildo Silva
Produção: Maria carneiro da Cunha
Produção Executiva: Cláudia Lima
Música: Armand Amar
Fotografia: Thiago Lima, Mário Franca, Lula Cerri

Nenhum comentário: