sábado, 6 de maio de 2017

III Semana de Educação Matemática e III Malbatemática


Tipo: Semana
Data: 02/05/2017 - 08:00 a 12/05/2017 - 22:00
Local: Salão Nobre (Prédio Principal, 1º andar, Bloco E)
Responsáveis: Prof. Dr. Sergio Lorenzato (GEPEMAI/FE-Unicamp)
Realização: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais (GEPEMAI)
Apoio: Biblioteca Prof. Joel Martins (FE-Unicamp), Centro de Memória em Educação (FE-Unicamp), Editora Record, Prefeitura Municipal de Campinas

Apresentação

O Dia Nacional da Matemática, celebrado em 6 de maio, faz referência ao dia do nascimento do professor Julio Cesar de Mello e Souza, mais conhecido pelo seu pseudônimo, Malba Tahan. Ele publicou cerca de 125 livros, sendo mais de 70 obras direcionadas ao ensino de Matemática, entre elas “O Homem que Calculava” e “Didática da Matemática”. Nelas, os professores podem encontrar muitas ideias e propostas para tornar o ensino da Matemática compreensível, curioso, pitoresco e divertido para os alunos.
Em homenagem a Malba Tahan, considerado um precursor da Educação Matemática brasileira, o dia 6 de maio foi proposto pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática e institucionalizado como Dia Nacional da Matemática, conforme Lei 12 835 (D.O.U. 26/06/2013).
Para comemorar a data, serão realizadas de 02 a 12 de maio de 2017 a III SEMANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A III MALBATEMÁTICA, sob a coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais – GEPEMAI e com o apoio do Centro de Memória da Educação, ambos da Faculdade de Educação da UNICAMP; com a participação da ONG Ecobrinquedoteca do Parque Ecológico, do Curso de Matemática da PUCCAMP e apoio do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (Prefeitura Municipal de Campinas) e Museu Exploratório de Ciências da Unicamp.
Estão previstas várias atividades (PALESTRAS; MESA REDONDA; EXPOSIÇÃO SOBRE MALBA TAHAN; OFICINAS SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) que ocorrerão no período de 02 a 12 de maio, em diversos espaços: na Faculdade de Educação da UNICAMP; no Museu Dinâmico de Ciências de Campinas, localizado na Lagoa do Taquaral; e na ONG Ecobrinquedoteca do Parque, instalada no prédio do Instituto Biológico, dentro do Parque Ecológico.

Programação


III MALBATEMÁTICA
Exposição sobre Malba Tahan, trazendo o tema “O legado educacional do mestre Malba Tahan”, com o objetivo de mostrar a atualidade das lições do mestre. Serão mesas expositoras com mostra de objetos, obras, cadernos e materiais pertencentes a Mello e Souza, além da mostra digital.  
Local: Saguão da Biblioteca Joel Martins (FE-Unicamp)
Período: de 02 a 12 de maio
PALESTRAS E MESA REDONDA
Local: Salão Nobre (1º andar, bloco E)
04 de maio de 2017
15h30 - Palestra: O acervo de Malba Tahan (pelo Prof. Dr. André Paulilo)
19h30 - Palestra: O lado menos conhecido da obra de Malba Tahan - a Didática da Matemática (pelo Prof. Dr. Antonio José Lopes Bigode) 
05 de maio de 2017
15h30 - Mesa redonda: A vida de Malba Tahan. Participantes: André Pereira Neto; Carla Mello e Souza; Renata de Faria Pereira (netos de Malba Tahan).
19h30 - Palestra: Histórias do homem que calculava (pelo Prof. Dr. Sergio Lorenzato)

Atividades no Museu Dinâmico de Ciências de Campinas e ONG Ecobrinquedoteca do Parque - 02 a 07 de maio de 2017

Serão oferecidas 13 oficinas sobre Educação Matemática, destinadas a professores e alunos do Ensino Fundamental I e II das escolas de Campinas e região, e alunos do ensino superior. Além das oficinas, estarão abertas durante o período do evento, a Exposição “Energia que Move” e o “Planetário” (ambas na Lagoa do Taquaral). 

Nenhum comentário: