Docente da
Universidade São Francisco, campus de Itatiba, junto ao Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de graduação em Pedagogia. Tem
experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente ,
atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de
professores, prática pedagógica e narrativas (auto)biográficas. Atua em cursos
de extensão voltados à formação docente e ao desenvolvimento curricular em matemática. Membro
do comitê científico da Anped (GT 19: Educação Matemática) para o biênio
2011-2012.
Último livro publicado:
Cultura, formação e
desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
O tema central deste livro é a formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática e marca dez anos de pesquisas do Grupo Prapem(Prática Pedagógica em Matemática) e cinco anos do GEPFPM (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática) da FE/Unicamp. Os autores relatam, descrevem e analisam processos de formação que têm como ponto de partida e de chegada da formação contínua a prática docente cotidiana dos professores, a qual é tomada como problema ou objeto principal de estudo e reflexão. Mostram que os professores ou futuros professores, mediante esse processo de reflexão e investigação sobre a prática, tornam-se os principais protagonistas de seu desenvolvimento profissional, pois adquirem mais autonomia e competência para enfrentar os problemas que surgem nos diferentes contextos de prática escolar.
Maria do Carmo de Sousa
Exerce o cargo de professor adjunto na UFSCAR - Universidade
Federal de São Carlos. Atuou no cargo de professor assistente na UNESP -
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Presidente Prudente;
como docente e supervisora de EAD - Cegesp na UNICAMP - Universidade Estadual
de Campinas e, na Educação Básica, em escolas públicas e particulares, da
cidade de Salto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Sua
área de atuação no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão, envolve os
seguintes temas: Formação de Professores, Educação Matemática, Educação
Conceitual, História da Matemática e ensino de álgebra.
Último livro publicado:
Estágios supervisionados nas licenciaturas de física e matemática na UFSCar: articulando a formação de professores com a realidade escolar. In: Alice Helena Campos Pierson; Maria
Helena Antunes de Oliveira e Souza. (Org.). Formação de professores na UFSCar:
concepção, implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas.
A publicação traz os resultados do projeto
"Gestão e implantação de projetos pedagógicos: a ênfase em processos
avaliativos compartilhados entre professores e estudantes", vinculado ao
Programa Prodocência/2007, contextualizado no processo em desenvolvimento na
última década na UFSCar, no sentido de aperfeiçoar a formação de professores, e
proposto na ocasião em que os primeiros licenciandos concluíam sua formação
inicial por meio de currículos construídos à luz das novas diretrizes
curriculares nacionais. A obra traz algumas ideias e concepções que balizaram e
têm balizado o pensar a formação de professores na instituição, assim como
apresenta relatos de experiências desenvolvidas e projetos significativos
implantados para a formação inicial e continuada como forma de dar materialidade
a essas ideias e concepções.
No 18º Congresso de Leitura apresentarão a Mesa Redonda Os registros escritos dos professores e dos alunos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no dia 19 de julho de 2012 das 10h30min às 12hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário