sexta-feira, 6 de julho de 2012

Museu Paulista promove oficinas para crianças e adultos

O Museu Paulista da USP recebe de 7 a 28 de julho a programação do Serviço de Atividades Educativas, contendo diversas oficinas voltadas para crianças, jovens, adultos e famílias. as atividades têm como objetivo ensinar sobre o museu, o cotidiano da cidade de São Paulo e apresentar a arte de forma divertida. ao todo serão realizadas 15 oficinas, todas gratuitas.

Dois olhares sobre São Paulo

O visitante será estimulado a perceber as inúmeras transformações ocorridas em são Paulo, na passagem do século 19 para o século 20, que contribuíram para o crescimento da cidade. para isso, alguns espaços expositivos serão explorados por meio da leitura de poemas, textos e imagens. 
Ocorrerá sábado (7) às 10h30; sexta-feira (13) às 14h; sexta-feira (20) às 14h; sexta-feira (27) às 14hs. A oficina gratuita é voltada para jovens e adultos e tem duração de uma hora e meia. o ponto de encontro é no saguão do museu. são oferecidas 20 vagas e é necessário realizar inscrições prévia por este link 

Baú de recordações

Visitantes de diferentes faixas etárias serão convidados a interagir por meio de atividades lúdicas. Objetos do acervo didático do Museu serão utilizados para estimular a troca de experiências entre diferentes gerações.
Ocorre sábado (7) às 14h; sábado (14) às 14h; sábado (21) às 14h, sábado (28) às 14h. A oficina gratuita é voltada para famílias e tem duração de uma hora e meia. O ponto de encontro é no saguão do museu. são oferecidas 20 vagas e é necessário realizar inscrição prévia por este link.


Teatro de fantoches

Tuneu e Pedrita, no teatro de bonecos, contam a história do Museu Paulista de forma mais divertida, e depois convidam as crianças para um passeio onde todos mergulham no universo dos objetos e das exposições.
Ocorre domingo (8) às 14h; domingo (15) às 10h30; domingo (15) às 14h; domingo (22) às 14h; domingo (29) às 14h. A oficina gratuita é voltada para crianças de 5 a 10 anos e tem duração de uma hora meia. O ponto de encontro é no saguão do museu. são oferecidas 20 vagas e é necessário realizar inscrição prévia por este link.



Desenhando no Museu Paulista

As crianças serão levadas, por meio de atividades lúdicas, a observar objetos em exposição e convidadas a desenhá-los estimulando, assim, sua capacidade de observação, descrição e identificação.
Ocorre domingo (8) às 10h30; quinta-feira (19) às 10h30; quinta-feira (26) às 10h30. A oficina gratuita é voltada para crianças de 5 a 10 anos e tem duração de uma hora e meia. O ponto de encontro é no saguão do museu. São oferecidas 15 vagas e é necessário realizar inscrição prévia por este link.



Em busca do patrimônio

as crianças procurarão "pistas" escondidas no Parque e no Museu, para compor um grande quebra-cabeça. Assim, elas poderão perceber as diferenças entre patrimônio natural e cultural, e serão estimuladas a perceber o Museu como um lugar de descobertas.
Ocorre terça-feira (10) às 10h30; quarta-feira (11) às 14h; quarta-feira (18) às 14h; quarta-feira (25) às 14h; domingo (29) às 10h30. A oficina gratuita é voltada para crianças de 8 a 12 anos e tem duração de uma hora e meia. O ponto de encontro é no saguão do museu. são oferecidas 20 vagas e é necessário realizar inscrição prévia por este link.



Caça às cores

As crianças serão estimuladas a descobrir diferentes acervos expostos no Museu Paulista, tendo como ponto de partida a observação das cores primárias presentes em algumas obras. Atividades de pintura complementarão a brincadeira.
Ocorre terça-feira (10) às 13h30; terça-feira (17) às 13h30; terça-feira (24) às 13h30. A oficina gratuita é voltada para crianças de 4 a 8 anos anos e tem duração de uma hora e meia. O ponto de encontro é no saguão do museu. São oferecidas 20 vagas e é necessário realizar inscrição prévia por este link.



Desvendando o Museu

As crianças exploração os espaços do Museu Paulista com a ajuda de mapas de manipulação de objetos, desvendando a montagem de seus acervos e exposições. Ao final, haverá um ateliê para as crianças criarem seu próprio museu.
Ocorre quinta-feira (12) às 10h30. A oficina gratuita é voltada para crianças de 5 a 10 anos e tem duração de uma hora e meia. O ponto de encontro é no saguão do museu. são oferecidas 15 vagas e é necessário realizar inscrição prévia por este link.


Construindo um Museu

Os visitantes conhecerão a história do edifício que abriga o Museu Paulista e de suas coleções. a partir dessas informações serão estimuladas a discutir sobre o significado dos museus na atualidade, e desafiados a elaborar uma exposição a partir dos materiais fornecidos pelo Museu.
Ocorre quinta-feira (12) às 15h; quinta-feira (19) às 15h; quinta-feira (26) às 15h. A oficina gratuita é voltada para adolescentes de 12 a 16 anos e tem duração de uma hora e meia. O ponto de encontro é no saguão do museu. São oferecidos 20 vagas e é necessário realizar inscrições prévia por este link.

Ateliê da memória


A atividade, feita no bosque, consiste em trabalhar as memórias pessoais e coletivas, utilizando imagens e narrativas que servirão para aproximar grupos de gerações e idades distintas que muitas vezes acabam por ter lembranças em comum.
Ocorre quinta-feira (12) às 13h30; quinta-feira (19) às 13h30; quinta-feira (26) às 13h30. A oficina gratuita é voltada para adultos e tem duração de uma hora e meia. O ponto de encontro é no saguão do museu. são oferecidos 20 vagas e é necessário realizar inscrição prévia por este link.



Profissão, objetos e o trabalho no Museu Paulista


Os visitante serão convidados a discutir o trabalho e as profissões em são Paulo na virada do século 19 para o 20, por meio do manuseio de objetos do acervo didático do Museu.
Ocorre sábado (14) às 10h30. A oficina gratuita é voltada para famílias e tem duração de uma hora e meia. O ponto de encontro é no saguão do museu. São oferecidas 20 vagas e é necessário realizar inscrição prévia por este link.



A imagem do bandeirante no Museu Paulista


A atividade pretende discutir como se deu o processo de construção e difusão da imagem do bandeirante no começo do século 20. Utilizando diferentes materiais, o visitante será estimulado a refletir sobre suas memórias e sobre o tema em questão.
Ocorre terça-feira (17) às 10h30. A oficina gratuita é voltada para adultos e tem duração de uma hora e meia. O poto de encontro é no saguão do museu. São oferecidas 20 vagas e é necessário realizar inscrição prévia por este link.



Jogo da encomenda


As crianças farão um breve passeio pelas exposições e participarão de um ateliê de pintura onde serão estimuladas a assumir o papel de pintores dos séculos 19 e 20, produzindo pinturas a partir de encomendas feitas pelo diretor do Museu.
Ocorre sábado (21) às 10h30. A oficina gratuita é voltada para crianças de 7 a 10 anos e tem duração de uma hora e meia. O ponto de encontro é no saguão do museu. São oferecidas 15 vagas e é necessário realizar inscrição prévia por este link.



Um olhar sobre a pintura histórica

Os visitantes serão convidados a repensar alguns eventos históricos representados em telas e esculturas do Museu Paulista e a perceber como se deu seu processo de criação. No ateliê, terão a oportunidade de criar outras obras, a partir de suas próprias referências.
Ocorre terça-feira (24) às 10h30. A oficina gratuita é voltada para o público adulto e tem duração de uma hora e meia. O ponto de encontro é no saguão do museu. São oferecidas 20 vagas e é necessário realizar inscrição prévia por este link.

Contando histórias com imagens

Os participantes terão oportunidade de criar histórias utilizando imagens de objetos e outros itens do acervo. depois, num passeio pelas exposições, descobrirão como o Museu utiliza os mesmos objetos para contar outras histórias.
Ocorre domingo (22) às 10h30. A oficina gratuita é voltada para famílias e tem duração de uma hora e meia. O ponto de encontro é no saguão do museu. São oferecidas 20 vagas e é necessário realizar inscrição prévia por este link.

Imaginando Personagens e histórias

As crianças terão a oportunidade de estimular sua imaginação participando de um ateliê de contação de histórias em que inventarão narrativas a partir de imagens, para depois explorarem as exposições do Museu em busca de outras narrativas históricas.
Ocorre sábado (28) às 10h30. A oficina gratuita é voltada para crianças de 5 a 10 anos e tem duração de uma hora e meia. O ponto de encontro é no saguão do museu. São oferecidas 20 vagas e é necessário realizar inscrição prévia por este link.













Nenhum comentário: