Chapa para Diretoria da Associação de Leitura do Brasil – Biênio: jul.
2014 a jul. 2016
Presidente –
Ana Lúcia Horta Nogueira
Vice-Presidente
– Alik Wunder
1ª
Secretária – Maria Cristina Briani
2ª
Secretária – Adriana Lia Frizman de Laplane
1º
Tesoureiro – Marcus Pereira Novaes
2ª
Tesoureira – Davina Marques
Ana Lúcia Horta Nogueira
Graduada em Pedagogia pela Unicamp (1983), Mestre
(1991) e Doutora (2001) em Educação pela Unicamp, pós-doutorado em Linguística
Aplicada pela Unicamp (2006) e em Psicologia pela Clark University (2013).
Docente da Área de Psicologia da Educação na FFCLRP da USP e pesquisadora
colaboradora no grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (Faculdade de Educação
– Unicamp) e no Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Cotidiano Escolar
(Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Unifesp). Tem experiência na
área de Educação e Psicologia, com ênfase na Perspectiva Histórico Cultural do
Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas:
desenvolvimento humano e apropriação de práticas sociais, educação infantil e
ensino fundamental, organização do trabalho pedagógico e formação de
professores. Participa da Diretoria da
Associação de Leitura do Brasil – ALB, como 2ª secretária (2011-2012) e
Vice-Presidente (2012-2014). Membro titular do Conselho Técnico-Científico do
Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES, desde 2012, também participa do
Comitê Editorial da revista Leitura: Teoria
& Prática, desde 2007, e dos Cadernos CEDES, desde 2012.
Alik Wunder
Bióloga formada pela Unicamp (1999), realizou
mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela mesma universidade. Atua
como professora e pesquisadora na Faculdade de Educação da
Unicamp. Realiza pesquisas com temas relacionados à fotografia, educação e
filosofia e é pesquisadora do Grupo de Estudos Audiovisuais - OLHO na Faculdade
de Educação, Unicamp, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo
(Labjor), Unicamp e do Gabinete de Filosofia da Universidade de Letras do Porto
(Portugal), vinculada ao projeto "Estética, política e artes".
Coordena atualmente o Projeto de pesquisa “In-ventos por entre Áfricas,
literaturas e imagens”. É membro do corpo editorial da Revista Leitura: Teoria & Prática (ALB)
desde 2011 e atuou como secretária da Diretoria da ALB nos biênios 2011-2012 e
2013-2014.
Maria Cristina
Briani
Possui
graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1986),
Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e PhD pela
Universidade de Brighton (2011). Foi bolsista CAPES (Doutorado Pleno no
Exterior) de setembro/2007 a outubro/2011 na Universidade de Brighton,
Inglaterra, sob orientação de Ivor Goodson.
Adriana Lia Friszman de Laplane
É graduada em Pedagogia (Universidade
Estadual de Campinas, 1987), mestre (1991) e doutora em Educação (1997) pela
mesma universidade. Atuou como coordenadora pedagógica em escolas regulares e
instituições de Educação Especial. É docente no ensino superior desde 1993.
Atualmente é professora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências
Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Atua no CEPRE (Centro de Estudos
e Pesquisas em Reabilitação Dr. Gabriel Porto), onde ocupa o cargo de
Coordenadora da área de Ensino e Pesquisa. Desenvolve estudos sobre políticas
públicas de Educação e Saúde e entre seus interesses acadêmicos se encontram
temas relacionados à Psicologia do Desenvolvimento Humano, desenvolvimento
infantil e suas alterações, autismo, Educação Especial, aquisição da linguagem
oral e escrita, práticas de educação formal e não formal, interação social e
aprendizagem. Fez estágio pós-doutoral na Inglaterra em 2005 e é membro do
Comitê Editorial dos Cadernos CEDES.
Marcus Pereira Novaes
Graduado em Educação Física (2000) e Pedagogia
(2004) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Educação,
Linguagem, Arte e Conhecimento pela Unicamp (2014), estuda as filosofias das
diferenças em suas conexões com a educação, a pintura, a música e as imagens do
cinema. Em 2013, durante o mestrado, fez intercâmbio na School of Arts (Film
and Television Department), da University of Glasgow - UK. Participa do grupo
OLHO (Laboratório de Estudos Audiovisuais) da Unicamp e é coordenador pedagógico
do Colégio Educap em Campinas. É vinculado ao Grupo Transversal da Faculdade de
Educação da Unicamp e ao G. T. Deleuze, da Faculdade de Filosofia e Ciências
Sociais da Unicamp.
Davina Marques
Graduada em Português e Inglês pela UNIMEP
(Piracicaba/SP, 1986) e em Pedagogia pela Unicamp (2011), Master of Arts in Curriculum and Teaching pela Michigan State
University – EUA (1999), Mestre em História e Filosofia da Educação pela Unicamp
(2008), e doutora em Letras, na área de Estudos Comparados de Literaturas de
Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
(2013). É vinculada ao Grupo de Estudos Audiovisuais – OLHO e ao Grupo
Diferenças e Subjetividade em Educação – DiS da Faculdade de Educação da
UNICAMP e ao GENAM, Grupo de Estudos em Narrativa Médica, da USP. Coordena a
Comissão Editorial da Revista Leitura:
Teoria & Prática (ALB) desde 2012 e participou da Diretoria da ALB nos
biênios 2011-2012 (1a tesoureira) e 2013-2014 (2a secretária).
Nenhum comentário:
Postar um comentário