quinta-feira, 12 de junho de 2014

Chapa para Diretoria da Associação de Leitura do Brasil – Biênio: jul. 2014 a jul. 2016

Chapa para Diretoria da Associação de Leitura do Brasil – Biênio: jul. 2014 a jul. 2016


Presidente – Ana Lúcia Horta Nogueira
Vice-Presidente – Alik Wunder
1ª Secretária – Maria Cristina Briani
2ª Secretária – Adriana Lia Frizman de Laplane
1º Tesoureiro – Marcus Pereira Novaes
2ª Tesoureira – Davina Marques


Ana Lúcia Horta Nogueira
Graduada em Pedagogia pela Unicamp (1983), Mestre (1991) e Doutora (2001) em Educação pela Unicamp, pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp (2006) e em Psicologia pela Clark University (2013). Docente da Área de Psicologia da Educação na FFCLRP da USP e pesquisadora colaboradora no grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (Faculdade de Educação – Unicamp) e no Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais e Cotidiano Escolar (Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Unifesp). Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase na Perspectiva Histórico Cultural do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano e apropriação de práticas sociais, educação infantil e ensino fundamental, organização do trabalho pedagógico e formação de professores.  Participa da Diretoria da Associação de Leitura do Brasil – ALB, como 2ª secretária (2011-2012) e Vice-Presidente (2012-2014). Membro titular do Conselho Técnico-Científico do Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES, desde 2012, também participa do Comitê Editorial da revista Leitura: Teoria & Prática, desde 2007, e dos Cadernos CEDES, desde 2012.

Alik Wunder
Bióloga formada pela Unicamp (1999), realizou mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela mesma universidade. Atua como professora e pesquisadora na Faculdade de Educação da Unicamp. Realiza pesquisas com temas relacionados à fotografia, educação e filosofia e é pesquisadora do Grupo de Estudos Audiovisuais - OLHO na Faculdade de Educação, Unicamp, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), Unicamp e do Gabinete de Filosofia da Universidade de Letras do Porto (Portugal), vinculada ao projeto "Estética, política e artes". Coordena atualmente o Projeto de pesquisa “In-ventos por entre Áfricas, literaturas e imagens”. É membro do corpo editorial da Revista Leitura: Teoria & Prática (ALB) desde 2011 e atuou como secretária da Diretoria da ALB nos biênios 2011-2012 e 2013-2014.

Maria Cristina Briani
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1986), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e PhD pela Universidade de Brighton (2011). Foi bolsista CAPES (Doutorado Pleno no Exterior) de setembro/2007 a outubro/2011 na Universidade de Brighton, Inglaterra, sob orientação de Ivor Goodson.


Adriana Lia Friszman de Laplane
É graduada em Pedagogia (Universidade Estadual de Campinas, 1987), mestre (1991) e doutora em Educação (1997) pela mesma universidade. Atuou como coordenadora pedagógica em escolas regulares e instituições de Educação Especial. É docente no ensino superior desde 1993. Atualmente é professora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Atua no CEPRE (Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Dr. Gabriel Porto), onde ocupa o cargo de Coordenadora da área de Ensino e Pesquisa. Desenvolve estudos sobre políticas públicas de Educação e Saúde e entre seus interesses acadêmicos se encontram temas relacionados à Psicologia do Desenvolvimento Humano, desenvolvimento infantil e suas alterações, autismo, Educação Especial, aquisição da linguagem oral e escrita, práticas de educação formal e não formal, interação social e aprendizagem. Fez estágio pós-doutoral na Inglaterra em 2005 e é membro do Comitê Editorial dos Cadernos CEDES.

Marcus Pereira Novaes
Graduado em Educação Física (2000) e Pedagogia (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestre em Educação, Linguagem, Arte e Conhecimento pela Unicamp (2014), estuda as filosofias das diferenças em suas conexões com a educação, a pintura, a música e as imagens do cinema. Em 2013, durante o mestrado, fez intercâmbio na School of Arts (Film and Television Department), da University of Glasgow - UK. Participa do grupo OLHO (Laboratório de Estudos Audiovisuais) da Unicamp e é coordenador pedagógico do Colégio Educap em Campinas. É vinculado ao Grupo Transversal da Faculdade de Educação da Unicamp e ao G. T. Deleuze, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Unicamp.

Davina Marques
Graduada em Português e Inglês pela UNIMEP (Piracicaba/SP, 1986) e em Pedagogia pela Unicamp (2011), Master of Arts in Curriculum and Teaching pela Michigan State University – EUA (1999), Mestre em História e Filosofia da Educação pela Unicamp (2008), e doutora em Letras, na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2013). É vinculada ao Grupo de Estudos Audiovisuais – OLHO e ao Grupo Diferenças e Subjetividade em Educação – DiS da Faculdade de Educação da UNICAMP e ao GENAM, Grupo de Estudos em Narrativa Médica, da USP. Coordena a Comissão Editorial da Revista Leitura: Teoria & Prática (ALB) desde 2012 e participou da Diretoria da ALB nos biênios 2011-2012 (1a tesoureira) e 2013-2014 (2a secretária).



Nenhum comentário: