Convite à leitura.
O resumo e o texto na íntegra está disponível em:
http://www.bibliotecadigital. unicamp.br/document/?code= 000913027
O sumário:
I - Saber e cultura popular a partir da memória: repassando a ECAR
1.1. A memória enquanto produtora de história
1.2. O início da história da ECAR pela memória de seu fundador
1.3. Mestre Pastinha e a criação do Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA) 27
1.4. Mestre João Pequeno e a criação da Academia de João Pequeno de Pastinha (AJPP)
1.5. O trabalho com a capoeira, as viagens e a escolha pela capoeira angola
1.6. O gueto: espaço para o trabalho e para a roda de capoeira angola
1.7. Globalização, Estado e Comunidade
1.8. Saberes compartilhados na capoeira angola: resistência e enraizamento
1.9. Capoeira angola e educação não-formal: o passado repassado
1.10. Criticidade científica pela descolonização dos saberes oprimidos
1.11. Educação popular
II - Modos de circulação dos saberes através da cultura da vida
2.1. Função socioeducativa e graduação na capoeira angola
2.2. Música, arte e resistência na capoeira angola
2.3. Práxis e tempo de aprendizagem na capoeira angola
2.4. Temporalidades, cidadania e projetos de vida no aprendizado da capoeira angola
2.5. O aprendizado para a vida e para a arte: controle, intuição e calma
III - Organização, atividades e simbologias na Escola de Capoeira Angola Resistência
3.1. A ECAR e sua simbologia: o pan-africanismo e a cultura de encruzilhadas
3.2. “Escola porque é mais científico, é mais profundo”
3.3. As aulas na ECAR
3.4. Percussão, canto e dança afro
3.5. Os núcleos da ECAR
3.6. O Núcleo de Estudos e o Cinema Popular
3.7. Novas mídias de divulgação e seus usos
3.8. “Quando a gente ama e alguém busca um pouco do nosso saber, a gente quer divulgar.”
Contém fotografias e entrevistas com: Mestre Topete, Professor Nico, Professor Léo, Trenel Fernando, Trenel Alex, Ewerton, Mariana, Odair, Antonio, Rodrigo...
Além de referências de: Pedro Abib, Carlos Rodrigues Brandão, Cristiane Dias, Eduardo Marinho, Mestre João Pequeno, Olga von Simson, Letícia Vidor, Tião Rocha, Enrique Dussel...
"Se você sabe alguma coisa, você consegue passar, porque ninguém é dono do conhecimento. Ele aprendeu com alguém. E o conhecimento é para ser passado. Conhecimento significa saberes e estudo. E dentro do estudo, é pra se passar de geração para geração. Você passando, você vai aprendendo mais. Então eu acho que isso entra na parte da filosofia da capoeira angola." (Mestre Topete)
O sumário:
I - Saber e cultura popular a partir da memória: repassando a ECAR
1.1. A memória enquanto produtora de história
1.2. O início da história da ECAR pela memória de seu fundador
1.3. Mestre Pastinha e a criação do Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA) 27
1.4. Mestre João Pequeno e a criação da Academia de João Pequeno de Pastinha (AJPP)
1.5. O trabalho com a capoeira, as viagens e a escolha pela capoeira angola
1.6. O gueto: espaço para o trabalho e para a roda de capoeira angola
1.7. Globalização, Estado e Comunidade
1.8. Saberes compartilhados na capoeira angola: resistência e enraizamento
1.9. Capoeira angola e educação não-formal: o passado repassado
1.10. Criticidade científica pela descolonização dos saberes oprimidos
1.11. Educação popular
II - Modos de circulação dos saberes através da cultura da vida
2.1. Função socioeducativa e graduação na capoeira angola
2.2. Música, arte e resistência na capoeira angola
2.3. Práxis e tempo de aprendizagem na capoeira angola
2.4. Temporalidades, cidadania e projetos de vida no aprendizado da capoeira angola
2.5. O aprendizado para a vida e para a arte: controle, intuição e calma
III - Organização, atividades e simbologias na Escola de Capoeira Angola Resistência
3.1. A ECAR e sua simbologia: o pan-africanismo e a cultura de encruzilhadas
3.2. “Escola porque é mais científico, é mais profundo”
3.3. As aulas na ECAR
3.4. Percussão, canto e dança afro
3.5. Os núcleos da ECAR
3.6. O Núcleo de Estudos e o Cinema Popular
3.7. Novas mídias de divulgação e seus usos
3.8. “Quando a gente ama e alguém busca um pouco do nosso saber, a gente quer divulgar.”
Contém fotografias e entrevistas com: Mestre Topete, Professor Nico, Professor Léo, Trenel Fernando, Trenel Alex, Ewerton, Mariana, Odair, Antonio, Rodrigo...
Além de referências de: Pedro Abib, Carlos Rodrigues Brandão, Cristiane Dias, Eduardo Marinho, Mestre João Pequeno, Olga von Simson, Letícia Vidor, Tião Rocha, Enrique Dussel...
"Se você sabe alguma coisa, você consegue passar, porque ninguém é dono do conhecimento. Ele aprendeu com alguém. E o conhecimento é para ser passado. Conhecimento significa saberes e estudo. E dentro do estudo, é pra se passar de geração para geração. Você passando, você vai aprendendo mais. Então eu acho que isso entra na parte da filosofia da capoeira angola." (Mestre Topete)
Agradeço a atenção.
Abraços cordiais,
Danilo de Abreu e Silva
Técnico em Audiovisual - Unifal campus Poços de Caldas/MG
Mestre em Divulgação Científica e Cultural - Labjor/Unicamp
Técnico em Audiovisual - Unifal campus Poços de Caldas/MG
Mestre em Divulgação Científica e Cultural - Labjor/Unicamp
Aluno na Escola de Capoeira Angola Resistência - ECAR
Bacharel em Comunicação Social (Rádio e TV) - Unesp