Encontra-se disponível o novo número dos Cadernos de História da Educação, Volume 8, Número 2, Jul./Dez. 2009. Agora o periódico foi adicionado ao Directory of Open Access Journals (DOAJ).
O elenco de colaborações publicadas neste novo número e o acesso à versão integral dos textos pode ser feito por meio do seguinte endereço eletrônico: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/.
ARTIGOS
Nacionalismo e cultura escolar no Governo Vargas: faces da construção da brasilidade. Ademir Valdir dos Santos e Helena Isabel
Os primeiros olhares sobre as instituições escolares de Bagé. Alessandro C. Bica
Agricultura e ensino na Amazônia do Século XIX: a Escola de Primeiras Letras na colônia Benevides. Francivaldo Alves
A Escola Nova e os sentidos para a atividade escolar produzidos em Montes Claros (1927-1938).Geisa Magela Veloso
El Duoc como expresión de la educación popular en la década del 60 en Chile. Jaime Caiceo Escudero
História da educação rural em Goiás. Jaqueline Veloso Portela de Araújo
Instituto Teresa Valsé Pantellini: um compromisso com a formação da mulher (1959-1971). Julio César Orias Teodoro e Jose Carlos Souza
Educar nos e para os preceitos higienistas: Juiz de Fora (1889-1906).Luciana Araujo Valle de Resende e Wenceslau Gonçalves Neto
O serviço de inspeção estabelecido no Estado de São Saulo pela reforma da instrução pública de 1892/1893. Marco Antonio Rodrigues Paulo, Mirian Jorge Warde e Claudia Panizzolo
Educação espírita em Ituiutaba: a ação educativa do Educandário Ituiutabano, Minas Gerais (1958-1973). Nicola José Frattari Neto e Carlos Henrique Carvalho
Bandas e fanfarras escolares: uma análise a partir de três escolas em Campo Grande/MS.Nilceia da Silveira Protásio Campos
A imagem da mulher na literatura e no jornal das primeiras décadas do Século XX: questões de discurso e gênero. Norma Discini e Raquel Discini de Campos
Trabalhando com as fontes para a construção do conhecimento sobre o financiamento do ensino superior.Rosane Gaviti Vilera e Vera Lúcia de C. Machado
Os deputados estaduais de Minas Gerais e a missão civilizadora da Educação: 1892 a 1898.Vera Lúcia Abrão Borges
RESENHAS
A construção do discurso histórico: entre a retórica e a prova. GINZBURG, Carlo. Relações de Força. História, Retórica, Prova. Tradução de Jônatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, 192p.Diogo da Silva Roiz
Escolas Normais brasileiras: um importante inventário para a pesquisa histórico-educativa nacional. ARAÚJO, José Carlos Souza; FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho (orgs). (2008). As Escolas Normais no Brasil do Império à República. Campinas/SP, Editora Alínea, 370 p.Sauloéber Társio de Souza e Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário