quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Exposição - Memória da Cidade: São Paulo antes e depois dos arranha-céus

Imagem: Militão Augusto de Azevedo

A exposição "Memória da Cidade: São Paulo antes e depois dos arranha-céus" conta com o apoio do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP) e mostra a metrópole em duas épocas bem distintas: o começo da década de 1860 e os dias atuais.

As 25 fotos do século XIX foram feitas por Militão Augusto de Azevedo (1837-1905), primeiro fotógrafo a registrar a cidade de São Paulo. Ele usava uma câmera bastante rústica - uma caixa de madeira acoplada a um fole, onde a imagem era registrada em uma placa de vidro impregnada de albúmen, uma proteína aglutinante encontrada na clara do ovo.

Leia aqui reportagem sobre a exposição e o curso livre sobre a história da cidade

A entrada é gratuita e está aberta ao público na Caixa Cultural de São Paulo, localizada na Praça da Sé, nº 111, no centro de São Paulo. Das 9h às 21h. Telefone (11) 3321-4400.

Paralelamente à exposição será ministrado um curso livre sobre a história cultural da cidade de São Paulo, por professores formados pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e também ligados ao Museu Paulista da USP. Serão estudados os modos de vida da cidade, hábitos, cotidiano, espaço etc. O curso é gratuito e ocorrerá de 26 de janeiro a 3 de março.

Para se inscrever, basta ligar no (11) 3321-4400. Com certificado.

Nenhum comentário: