segunda-feira, 26 de abril de 2010

Fórum Permanente de Arte e Cultura - A TV Pública e os Desafios do Digital

FÓRUM PERMANENTE DE ARTE E CULTURA

A TV Pública e os Desafios do Digital

INFORMAÇÕES GERAIS:
Data: 06 de maio de 2010 Local: Auditório do Centro de Convenções da Unicamp
Maiores informações: americo@unicamp.br

SOBRE O EVENTO:
A proposta deste fórum é realizar uma ampla discussão sobre a atual situação da TV Universitária dentro do processo de comunicação pública do nosso País, através de três linhas de debate:
- a inserção das TVs universitárias como produtoras de material educacional/cultural no contexto midiático nacional e as questões de financiamento e gestão na área.
- a discussão sobre como aproveitar as potencialidades da TV digital para ampliar o alcance das TVs universitárias
- a utilização de novas tecnologias, como a TV WEB como ferramentas de democratização de produção e acesso para as TVs universitárias.
Com isso, pretende-se discutir de forma efetiva os novos caminhos das TVs públicas e universitárias brasileiras, sua relação com as comunidades e sua inserção social. Em 2010, teremos dez anos de fundação da ABTU (Associação Brasileira de Televisão Universitária) e também dez anos do início do Canal Universitário em Campinas, e promover essa discussão neste momento, tanto serve para termos um balanço do que foi produzido até agora quanto para apontarmos rumos futuros, que estão intimamente ligados as revoluções tecnológicas que estão surgindo com a TV digital. Além disso, é importante discutirmos modelos de financiamento e gestão, tendo em vista o volume de recursos que estão envolvidos na implantação e manutenção destas TVs.
Outro recorte que se pretende discutir neste fórum é o da utilização dos recursos digitais fora do padrão existente hoje no mercado, num momento em que todas as tvs públicas migram para formatos que exigem um significativo aporte financeiro para serem implantados. Tais recursos, muitas vezes chamados de “digital de baixo custo” podem promover uma significativa democratização dos meios de produção e circulação de produtos audiovisuais.
A WEB TV, por sua vez, também promete ser um dos principais meios a serem explorados pelas TVs, e especificamente, para a TV pública e a TV universitária pode ser uma das principais soluções tecnológicas a serem adotadas daqui para a frente.
Através destas discussões, este Fórum pretende ser um marco nesta discussão sobre a transição para o digital, que hoje é o principal assunto mundial referente a televisão, e o impacto que isto poderá causar a Tv pública e a TV universitária brasileira.
A promoção deste Fórum é da RTV Unicamp, e teríamos como convidados membros da ABTU, de outras TVs universitárias, da RTC – Rádio e TV Cultura, e de departamentos de ensino, como o Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes.

PROGRAMAÇÃO MANHÃ
9:00 - Abertura
9:30 - Mesa Redonda: Perspectivas das Tvs Públicas e Universitárias na era Digita
12:00 - Almoço
TARDE
14:00 - Mesa Redonda: Produção Cultural e Convergência de Mídias na era Digital

Obs: Certificados serão emitidos somente para participação integral no evento, para tanto, é necessário que o participante confirme sua presença na secretaria do evento no início da MANHÃ e no início da TARDE.
Os certificados serão entregues SOMENTE na data da realização do evento.
ORGANIZADOR: RTV Unicamp
INSCRIÇÕES EM: http://www.cori.unicamp.br/foruns/arte/foruns_arte.php

Nenhum comentário: