segunda-feira, 12 de abril de 2010

Videoconferência apresenta tema de inclusão social no ensino da matemática

Descomplicando a Matemática
Videoconferência apresenta tema de inclusão social no ensino da matemática

31/3/10

A terceira atividade da série Descomplicando a Matemática, que será realizada no próximo dia 14/4, traz um tema de grande relevância para a discussão sobre inclusão social: Educação matemática possibilitando a compreensão da dança esportiva em cadeira de rodas. O evento terá como palestrante a educadora Anete Cardoso Cruz* e acontece às 14 horas no Laboratório de Educação a Distância do Instituto Anísio Teixeira – LED/IAT.

Anete abordará o ambiente da dança esportiva em cadeira de rodas (DECR) enquanto universo possível para desenvolver investigações matemáticas e despertar nos atletas-dançarinos o prazer de estudar e investigar essa relação. A DECR é uma modalidade paraesportiva¹ à qual a pesquisadora é praticante desde 2002.

Segundo a educadora, a palestra tratará de um espaço que, para muitos, pode parecer um ambiente “inviável” de se aprender conhecimentos matemáticos. “A proposta parte da importância de estarmos atentos aos espaços que (con)vivemos e nos relacionamos, nos quais (co)existem diversas formas de aprendizados”, explica Anete.

A série é resultado da parceria entre a diretoria de Formação e Experimentação Educacional - DIRFE/IAT e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – Grupo EMFoco. O objetivo é abrir um espaço de discussão entre os professores da área e demais interessados sobre as atuais tendências em educação matemática.

*Anete Cardoso Cruz é mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; membro do Grupo EMFoco - Grupo de Estudos em Educação Matemática; especialista em Direitos Humanos; fundadora, coordenadora pedagógica e atleta dançarina da Associação Baiana de Dança em Cadeira de Rodas - ABDCR. Esportes praticados por atletas com deficiência. No caso da DECR, temos uma dupla formada por cadeirante-andante ou cadeirante-cadeirante.

Para maiores informações:
Telefax: (71) 31161742 Site:www.sec.ba.gov.br/iat

Nenhum comentário: