sexta-feira, 25 de junho de 2010

Oficina Cultural HILDA HILST

Oficina Cultural HILDA HILST -
Atividades na sede. End.: Rua Ferreira Penteado, 1203, Cambuí, Campinas SP
Inscrições: (19) 3294 2212 ou pessoalmente.
E-Email:campinas@assaoc.org.br
ATIVIDADES GRATUITAS Programação Completa

Workshop de Introdução à Filosofia
Data: 12/7 a 30/7 – seg. e sex. - 19h às 22h Público: iniciantes
Faixa Etária: a partir de 16 anos Seleção: primeiros inscritos Inscrições: 21/6 a 8/7

O Workshop de Introdução à Filosofia se propõe a possibilitar que os participantes entrem em contato com a Filosofia e pensamento filosófico. A atividade tem por objetivos: apresentar a concepção do termo “Filosofia”; despertar o interesse dos alunos sobre o tema; apresentar e debater teorias e estudiosos que discutem questões filosóficas; despertar o senso e pensamento crítico.
Marcelo Mazeta Lucas é jornalista e filósofo. Possui pós-graduação em Ciências Sociais na área de Globalização e Cultura com habilitação para Ensino Superior pela FESPSP, licenciatura plena em Filosofia pela CEUCLAR e bacharelado pela PUCCAM, e também bacharelado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNIMEP. Em 2008 ministrou um Workshop de Filosofia através da OC Sílvio Russo/ASSAOC.

Workshop “Gabinetes de Maravilhas: Invenção, Memória e Colecionismo”
Data: 12/7 a 16/7 – segundas e sextas-feiras - 18h às 19h
Público: interessados com conhecimento na área Faixa Etária: 18 a 59 anos Seleção: análise de currículo carta de interesse - Inscrições: 21/6 a 8/7

O Workshop “Gabinetes de Maravilhas: Invenção, Memória e Colecionismo” se propõe a apresentar e discutir o mito de origem da imagem da memória, buscando identificar na cidade e nas memórias individuais os percursos que perpassam pela criação e pela imaginação, através das imagens dos “gabinetes e armários de maravilhas”.
Maria do Ceu Diel de Oliveira é doutora e mestre em Educação pela UNICAMP e graduada em Educação Artística pela mesma instituição. Possui pós-doutorado junto ao Laboratório de Estudos Audiovisuais – OLHO/FE/UNICAMP, e concomitantemente na Universtá degli Studi di L´Aquila, no Dipartamento di Culture Comparate. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, e Chefe do Departamento de Desenho da Escola de Artes Visuais. Tem experiência docente na área de Artes, com ênfase em Gravura, atuando principalmente com: artes plásticas, artes visuais, memória, educação e memória.

Oficina de Iniciação ao Teatro de Mãos
Data: 6/7 a 29/7 – terças e quintas-feiras - 9h às 12h Público: iniciantes -
Faixa Etária: 7 a 18 anos - Seleção: primeiros inscritos - Inscrições: 21/6 a 5/7

A Oficina de Iniciação ao Teatro de Mãos propõe um estudo da linguagem e das possibilidades para o teatro de mão através da confecção e manipulação de fantoches, dedoches e outros materiais, além da criação de personagens e representação de cenas de maneira lúdica.
Isadora Gutmann é artista plástica e educadora, graduada em Artes Visuais com ênfase em Design pela PUC-CAMPINAS. Atualmente cursa especialização em Artes Visuais na UNICAMP. Possui experiência como docente ministrando aulas na área de Educação Artística e realizou algumas oficinas através da OC Hilda Hilst/ASSAOC.

Oficina “Surrealismo e Cinema: de Dalí e Buñel ao Cinema Atual”
Data: 5/7 a 28/7 – segundas e quartas-feiras - 14h às 17h Público: iniciantes
Faixa Etária: a partir de 16 anos Seleção: primeiros inscritos - Inscrições: 21/6 a 2/7

A Oficina “Surrealismo e Cinema: de Dali e Buñel ao Cinema Atual” se propõe a possibilitar aos participantes um maior conhecimento sobre o Movimento Surrealista e sua influência no cinema, além de instruir sobre as etapas de elaboração e produção de um filme, através de um laboratório prático com exercícios cinematográficos a partir de tecnologias alternativas. Serão analisados filmes do Movimento Surrealista tais como “Um cão Andaluz” e “A idade do ouro” de Salvador Dalí e Luis Buñuel, e de filmes atuais tais como “Fonte da Vida” de Darren Aronofsky, “Matrix” dos irmãos Wachowski e “Twin Peaks” de David Lynch.
Igor Capelatto é publicitário formado pela UNIMEP, design gráfico e desenhista. Atualmente é mestrando em Multimeios pelo Instituto de Artes – UNICAMP. Atua como cineasta escrevendo, dirigindo e produzindo filmes independentes. Desde 1998 ministra cursos de Cinema e HQ e oficinas de roteiro, direção e filmagem cinematográfica. Em 2008 e 2009 coordenou as oficinas de Cinema e História em Quadrinhos, ambas realizadas através da OC Hilda Hilst/ASSAOC.

Nenhum comentário: