quarta-feira, 27 de julho de 2011

“Encontros com a ALB, uma tessitura coletiva”

Durante todo o dia 14 de julho de 2011, no “Encontros com a ALB”, a Diretoria da entidade esteve em reunião preparatória para o 18º Congresso de Leitura do Brasil (Cole). A reunião contou com a presença dos membros do Conselho da Revista Leitura: Teoria e Prática da ALB; dos organizadores dos Seminários dos Coles anteriores; com os representantes da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC); doSESC/Campinas, de professores do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Delart) da Faculdade de Educação da Unicamp e do vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Nesta reunião surgiram muitas idéias e sugestões para a programação acadêmica, para as atividades culturais e para feira literária. O que promete ser uma das maiores novidades do 18º COLE será o novo formato da nossa consagrada Feira de Livros.
À noite nos encontramos no SESC Campinas para uma agradável e interessante “Conversa com Odilon Moraes”, evento que inaugura articulações de trabalhos entre o SESC e a ALB. Com mediação de Isabel Coelho, editora de livros infantojuvenis pela Cosac Naif, o ilustrador, escritor e arquiteto falou sobre seu processo criativo para a realização de obras literárias infantis.
No dia 15 de julho de 2011 a ALB programou 16 minicursos temáticos plurais sobre a leitura, sendo que alguns deles foram ministrados pelos participantes da reunião preparatória do 18º COLE. A inscrição no evento contou com um vale publicações da ALB e houve uma mini-feira de livros com descontos especiais e lançamento do livro "Leitura, cultura, infância: Lobato" da coleçao Leitura e Formação.
Após os mini-cursos tivemos a palestra “Medicalização da Educação e da Sociedade”, com as professoras Maria Aparecida Moisés e Cecília Collares, do fórum campineiro sobre medicalização da sociedade,  e o “Encontros com a ALB” foi finalizado com a Assembléia Geral da ALB.

Nenhum comentário: