sexta-feira, 29 de julho de 2011

Exposição Linhas de Histórias – Um Panorama do Livro Ilustrado no Brasil.

Por: Revista Crescer - Cristiane Rogerio  - Belenzinho cria mostra para apresentar panorama do livro ilustrado dos anos 70 para cá. Curadores são mestres da literatura infantil brasileira 

Qual é o papel da ilustração na literatura infantojuvenil? Nem conseguimos imaginar um livro para crianças sem ela, certo? Pois dos anos 70 para cá, a ilustração ganhou cada vez mais status e não por pouca razão: há centenas e centenas de livros infantis que são verdadeiras obras de arte. Este é o principal motivo que levou o Sesc Belenzinho, em São Paulo, e os artistas Katia Canton, Odilon Moraes e Fernando Vilela a criar a exposição Linhas de Histórias – Um Panorama do Livro Ilustrado no Brasil.

Serviço: Exposição Linhas de Histórias 
Até 29 de agosto, terça a sexta das 9h às 22h. Sábados das 9h às 21h e domingos das 9h às 20h. 
Sesc Belenzinho  Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho – São Paulo/SP (11) 2076 9700

Veja o vídeo da Crescer sobre a Exposição


Com a também coordenação de Alcimar Frazão, do Sesc, os três artistas – conhecidos e premiados por seus livros infantojuvenis no Brasil – dividiram a exposição em duas partes: Homenagem e Panorama. No galpão em que está o espaço Panorama, os livros foram divididos conforme seus temas. Odilon Moraes cuidou dos corredores que falam sobre o livro-imagem – a história contada em uma sequência de ilustrações – e a presença do humor no traço dos ilustradores. Katia Canton foi responsável pelos corredores em que se expõe os trabalhos feitos em artesanatos e os contos de fadas. E para Fernando Vilela ficaram os artistas que apresentam novos traços e técnicas de construção das imagens, e aqueles que mergulham na cultura brasileira para produzirem suas obras. A única perda deste riquíssimo trabalho de pesquisa e de escolha destes curadores é que nenhum trabalho deles faz parte da mostra. 

O espaço Homenagem reverencia livros e artistas que se destacaram por seu pioneirismo e pela importância histórica. Os visitantes poderão “entrar” em Flicts, do Ziraldo, e Cântico dos Cânticos, de Ângela-Lago, e se divertir com instalações com os livros A Bruxinha Atrapalhada, de Eva Furnari, Ida e Volta, de Juarez Machado, e O Rei de Quase Tudo, de Eliardo França. 

E, claro, tudo termina em livro. Há um acervo com todos os livros mostrados ali prontos para serem degustados.

Nenhum comentário: