terça-feira, 30 de agosto de 2011

ALB presente no III SIMELP, na Universidade de Macau

Nesta semana a Associação de Leitura do Brasil  (ALB) apresentará trabalhos no III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, na Universidade de Macau,  com um seminário intitulado Simpósio 04 - Roda dos Pesquisadores em Leitura da Associação de Leitura do Brasil – três edições.

Como nas edições anteriores, aproveitaremos o SIMELP, como espaço para divulgação de nossas pesquisas no Brasil, assim como de estreitamento de nossas relações acadêmicas e profissionais. 

 SIMPÓSIO 04 - RODA DOS PESQUISADORES EM LEITURA DA ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL – três edições

Coordenadora:
Norma Sandra de Almeida Ferreira (ALB - Grupo de Pesquisa ALLE, FE-UNICAMP)
Vice-coordenadora: Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo (ALB – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagens, Experiência e Formação – UNESP)
 
RESUMO: Desde a primeira edição do SIMELP, pesquisadores ligados à "Roda dos Pesquisadores da ALB" apresentam e divulgam seus trabalhos desenvolvidos que contemplam diferentes temáticas e perspectivas teórico-metodológicas na área da Leitura. Constituída exclusivamente por associados da Associação de Leitura do Brasil – ALB, que a ela aderem, a “Roda dos Pesquisadores da ALB” conta atualmente com 96 membros inscritos e que dão movimento ao debate sobre leitura na perspectiva, inclusive, do ensino e da pesquisa sobre a língua portuguesa. São professores da educação básica e ensino médio, professores universitários, bibliotecários e pessoas atuando em ONGs e órgãos governamentais situados em diferentes instituições, em vários Estados, de nosso país. Neste III Simpósio, pretendemos apresentar a existência da Roda dos Pesquisadores como espaço de mobilização e de consolidação dessa comunidade virtual, que articula modos de compreender a leitura em suas intensas relações com sujeitos, objetos, discursos, na produção de sentidos diversos para o que seja Leitura. Pretendemos trazer a constituição da Roda como campo de discussão da Leitura a partir da identificação, do levantamento e da organização dos trabalhos nela inscritos, numa perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar. Pretendemos, ainda, interrogar esse campo, de forma exploratória, em seus movimentos distintos quanto a ênfases ou ausências de determinados temas, às escolhas teóricas e metodológicas, a aspectos que se mantêm, se alteram, desaparecem, emergem e/ou são colocados com outros matizes ao longo do tempo, em diferentes lugares e áreas de produção focando, especialmente, a Leitura no Brasil. E, finalmente, apresentar, do conjunto, trabalhos, de cunho historiográfico, mais diretamente ligados à história do ensino da leitura em sua relação com o ensino e pesquisa da língua portuguesa. 

Nenhum comentário: